O jogo gigante Recicla Mania, onde as crianças são os próprios peões e são desafiadas a testar o que sabem sobre a reciclagem de embalagens, sessões de esclarecimento sobre a separação e deposição destes resíduos nos ecopontos, e um conto interativo para os mais pequenos são algumas das atividades que a Sociedade Ponto Verde (SPV) propõe para celebrar o Dia Internacional da Reciclagem, este sábado, no Jardim Zoológico, em Lisboa, entre as 10h e as 17h.
A proposta está integrada no projeto educativo Academia Ponto Verde, que visa sensibilizar e promover a literacia ambiental, nomeadamente na área da reciclagem de embalagens, junto da comunidade escolar. Através de atividades práticas e divertidas, que mostram que é possível aprender enquanto se brinca, estas ações de sensibilização contribuem para o futuro das gerações mais jovens, ao normalizar hábitos que promovem a reciclagem de embalagens e a reutilização dos recursos naturais, facilitando a transição para uma economia circular.
Ao longo do dia é possível pequenos e graúdos participarem em atividades e levarem todas as aprendizagens para o seu dia-a-dia, num contributo para que haja mais e melhor recolha de embalagens em Portugal.
O Coordenador de Marketing e Comunicação da Sociedade Ponto Verde, Ricardo Sacoto Lagoa, afirma: “acreditamos que a educação ambiental deve acontecer onde as pessoas já se encontram – e o Jardim Zoológico, em Lisboa, é um dos palcos ideais para podermos inspirar as crianças e as suas famílias e a sensibilizar para a importância da reciclagem de embalagens, onde há metas nacionais muito ambiciosas para cumprir”.
Já Inês Carvalho, Diretora de Marketing e Comunicação, do Jardim Zoológico refere: “com este apoio da SPV, sensibilizamos os nossos visitantes para a importância da reciclagem de embalagens. O Bosque Encantado é um espaço dedicado à conservação e sustentabilidade, onde foram utilizadas cerca de 16 toneladas de embalagens recicladas, o equivalente a 9 hipopótamos, que foram transformadas em mobiliário com o patrocínio da SPV”.