A ACCIONA, empresa líder em infraestruturas sustentáveis e energias renováveis, comemora 25 anos de atividade em Portugal procurando inovar todos os dias para aproveitar ao máximo os recursos hídricos. Aliás, Portugal foi um dos primeiros mercados internacionais do grupo espanhol e, desde a sua chegada, já aqui desenvolveu mais de 70 projetos de todo o tipo de infraestruturas. Na água, a empresa, que presta serviço a 2,6 milhões de pessoas, está sediada em Lisboa e conta atualmente com mais de 110 funcionários em todo o país.
A linha de água da ACCIONA oferece soluções de dessalinização, depuração e tratamento e gestão do ciclo de água em todo o mundo, estando presente em mais de 40 países. Em todos estes processos existe um denominador comum: a procura de soluções cada vez mais inovadoras, recorrendo a tecnologias que favoreçam a eficiência energética, a recuperação de recursos e a qualidade da água tratada.

Entre os projetos mais emblemáticos a nível nacional destaca-se a estação de tratamento de águas de Alcantarilha, que foi a primeira obra de ACCIONA neste país. Proporciona água potável na zona do Algarve, com uma capacidade de produção máxima de 3 m3/s.
Na área da depuração também realizou projetos importantes como a ETAR Sul-Ílhavo com capacidade de 39.288 m3/d, a ETAR Faro-Olhão com capacidade de 28.149 m3/d2, e a ETAR Companheira com capacidade para tratar 32.061 m3/d.
No que diz respeito ao ciclo integral da água, a ACCIONA gere os serviços de exploração, conservação e manutenção dos sistemas de saneamento de água na zona nascente do Algarve.
Este ano, as Águas Públicas do Alentejo adjudicaram à ACCIONA a construção da ETAR de Ermidas do Sado, que servirá uma população equivalente a 4.100 habitantes no distrito de Setúbal. 50% da água tratada é de origem industrial, eliminando os contaminantes da água para a devolver ao meio ambiente sem causar impactos negativos. A instalação conta com uma linha de tratamento biológico pioneira que inclui pré-tratamento e uma cisterna de laminação. Também será instalado um sistema para diminuir os odores através de um bio filtro de alto rendimento.
Destaque ainda para a ETAR de Troia, com uma capacidade de tratamento de até 4.360 m3/diários de água, utilizando a última tecnologia de biorreatores de membrana (MBR) para servir uma população de 16.500 habitantes. No recinto da fábrica há um depósito para armazenar 1.800 m3 de água tratada que alimenta os diferentes sistemas de irrigação locais. A instalação tem como objetivo a reutilização das águas residuais para rega das zonas verdes, o que permitirá reduzir o consumo de água potável para estes fins. A obra, no valor de 5,2 milhões de euros, foi executada em 2023 e entrou em operação no verão de 2024.

Mais recentemente, duas das últimas adjudicações da ACCIONA em Portugal foram a estação de bombeamento de Vilamoura, no Algarve, e a ETAR do Carvalhal.
Um percurso que comprova a consolidação da presença da ACCIONA em Portugal, demonstrando um compromisso firme com a sustentabilidade e a inovação na gestão da água. Através de soluções tecnológicas avançadas e projetos focados no bem-estar ambiental, a empresa tem contribuído significativamente para melhorar a qualidade de vida de milhares de pessoas. O seu foco na eficiência energética e o cuidado dos recursos hídricos reforçam a visão de um futuro mais verde e responsável. Com cada fábrica construída e cada sistema otimizado, a área de água da ACCIONIA reafirma o seu papel como líder na transformação do ciclo da água em Portugal assegurando que este recurso vital continue acessível para as futuras gerações.
*Este artigo foi publicado na edição 107 da Ambiente Magazine