ACCIONA Agua constrói nova ETAR de Faro-Olhão

ACCIONA Agua constrói nova ETAR de Faro-Olhão

ETAR Faro Olhão AccionaA ACCIONA Agua, uma das principais empresas internacionais no setor da engenharia do tratamento de águas, em consórcio com a empresa Oliveiras, foi adjudicatária da ETAR de Faro-Olhão para a Águas do Algarve, S.A.

A ACCIONA Agua, reconhecida pela aposta na inovação e na sustentabilidade, foi adjudicatária da ETAR de Faro-Olhão para a Águas do Algarve, em consórcio com a Oliveiras. A empresa, reconhecida pela aposta na inovação e na sustentabilidade, e inúmeras vezes galardoada pelas instalações que projeta e constrói, propôs pela primeira vez a implementação da tecnologia Nereda©.

Após serem avaliadas as condições de partida do projeto e conhecendo o grau de exigência do cliente mas também a abertura para apostar em projetos inovadores e energeticamente eficientes, a empresa concluiu que estavam reunidas as condições para desenvolver um projeto pioneiro que, certamente no futuro, marcará um novo paradigma na área do tratamento das águas residuais.

A tecnologia Nereda©, baseada num processo de lamas granulares, permite reduzir em 20% a 30% o consumo energético do tratamento biológico, minimizar o “footprint” das instalações e, em simultâneo, maximizar a eliminação de nutrientes. O processo pode ser implementado tanto em instalações novas, como é o caso da ETAR de Faro-Olhão, como em instalações existentes. Neste último caso, a tecnologia Nereda© permite adicionalmente, aumentar a capacidade da estação e melhorar as condições de funcionamento existentes.

Recorde-se que a ACCIONA Agua que, em Portugal, tem mais de 25 instalações construídas e que servem um total de mais de 2.000.000 de habitantes, continua a apostar em instalações pioneiras que minimizam o impacto ambiental e contribuem para a sustentabilidade global.

 

(Este texto pode ser lido na íntegra na Edição Nº 72 da Ambiente Magazine)