Acciona Energía fornece 37 mil  MWh por ano às duas maiores fábricas da Cerealis

Acciona Energía fornece 37 mil  MWh por ano às duas maiores fábricas da Cerealis

Categoria Advisor, Empresas

O consumo anual de energia elétrica das duas maiores fábricas do grupo Cerealis, na Maia e no Beato-Lisboa, já têm Garantias de Origem 100% Renováveis através da Acciona Energía. Em comunicado, o grupo esclarece que esta certificação garante que o fornecimento e distribuição é realizado através de energia verde, assegurarqndo também o acesso a dados reais de consumo e contrapartidas da energia renovável utilizada. Além disso, segue também as premissas que constituem a plataforma EEGO (Entidade Emissora de Garantias de Origem) da REN (Rede Elétrica Nacional).

Através desta parceria, a Acciona Energía fornece cerca de 37.000 MWh por ano de eletricidade às duas grandes infraestruturas da Cerealis.

Segundo João Amorim Faria, administrador da Cerealis Internacional, “continuamos a implementar a nossa estratégia destinada a diminuir o impacto ambiental de forma transversal no nosso modelo de negócio. Esta cooperação com a Acciona Energía reforça o nosso posicionamento nesse sentido, diminuindo cada vez mais a nossa pegada ecológica, neste caso através da aposta na energia elétrica 100% limpa”

Para Aprígio Guimarães, Country Sales Manager para o mercado nacional, “esta cooperação é uma demonstração do nosso compromisso com a necessária implementação de uma Economia Verde. Estamos muito satisfeitos por continuar a contribuir para que a Cerealis cumpra os seus objetivos de sustentabilidade, em reduzir a sua pegada energética de carbono, com a garantia de origem 100% renovável da eletricidade”. O responsável comercial da divisão de Energia da Acciona Energía reforça ainda que “queremos oferecer aos clientes as condições mais competitivas do mercado e ser parte ativa no desenvolvimento do seu projeto de sustentabilidade energética. Faz parte do nosso ADN”.

Para além de comercialização, a Acciona Energía soma ainda ativos de produção energética renovável, que já conta com mais de 166MW de potência instalada, entre tecnologias eólica e solar. O seu portfolio em Portugal é constituído por 16 parques eólicos, bem como a Central Solar da Amareleja. A central alentejana conta com uma capacidade de 46MWp e é capaz de produzir energia suficiente para 30.000 famílias portuguesas, para além de evitar a emissão de cerca de 90.000 toneladas de CO2 por ano para a atmosfera.

A nível global, a empresa tem mais de 11.000MW de produção de energia renovável. Em 2020 foi eleita pela sexta vez consecutiva como a utility elétrica global mais sustentável do planeta, segundo o ranking “New Energy Top 100 Green Utilities” elaborado pela consultora independente especializada em mercados energéticos Energy Intelligence.