ACCIONA Energía mantém ritmo de implementação de projetos renováveis

A ACCIONA Energía encerrou o primeiro semestre de 2023 com um lucro líquido de 405 milhões de euros, +3,9% quando comparado com o mesmo período homólogo.

Num comunicado, a empresa anuncia que, durante esse período, duplicou o seu fluxo de caixa líquido de investimento para 1,54 mil milhões de euros, um montante que reflete a aceleração na construção de novos projetos de energias renováveis, principalmente na Austrália e nos Estados Unidos. A ACCIONA Energía mantém a sua meta de implantação para o final do ano de cerca de 1,8 GW de nova potência instalada até 2023.

Os resultados semestrais da ACCIONA Energía foram afetados pelo impacto contabilístico da mudança intempestiva nos parâmetros regulamentares espanhóis, juntamente com a tendência geral de diminuição nos preços da eletricidade, nos diferentes mercados em que a empresa opera. O preço médio de geração da empresa até junho foi de €86,2/MWh, um valor que reflete uma remuneração significativamente superior às médias históricas da empresa.

Estes acontecimentos, de acordo com a empresa, resultaram em “receitas totais de 1,76 mil milhões de euros (-20,2%), incluindo receitas de produção de energia de 903 milhões de euros e outras faturações de 856 milhões euros, valores provenientes essencialmente do negócio de fornecimento de eletricidade em Espanha e Portugal”. Já o EBITDA da ACCIONA Energía situou-se nos “686 milhões de euros (-24,6%) devido ao impacto contabilístico nos ativos regulados em Espanha, como consequência da mudança de parâmetros mencionada anteriormente”, lê-se no mesmo comunnicado.

A dívida financeira líquida a 30 de junho de 2022 atingiu 3,47 mil milhões de euros (+71,7% em relação ao início do ano): “Este valor reflete o forte fluxo de caixa de investimento, que duplicou para €1,54 mil milhões, focado principalmente na nova implantação de projetos renováveis”, refere a empresa.

Novo projeto eólico no Canadá

A ACCIONA Energía registou um crescimento de 442MW em potência instalada no primeiro semestre do ano, o que perfaz um alcance total de 12,27GW. Adicionalmente, a empresa contava com 2.169MW em construção até junho de 2023. A empresa irá, portanto, acrescentar “1,8GW de nova capacidade total no ano corrente”, de acordo com a previsão anunciada.

O forte ritmo de investimento da empresa é evidenciado no bom progresso dos projetos em construção, especialmente na Austrália (MacIntyre) e nos EUA (Red Tail Hawk, Fort Bend, High Point e Union), entre outros.

A ACCIONA Energía anunciou recentemente o lançamento de um novo projeto eólico no Canadá, denominado Forty Mile (280MW); e está a avançar com a construção de dois projetos na Croácia (Opor e Boraja, 72MW), assim como uma central de biomassa em Logrosán, Espanha (49,9MW).

Durante este semestre, a ACCIONA Energía aumentou a sua quota na Renomar, detentora de 494MW de energia eólica em Espanha que é gerida pela empresa, de 50% para 75%.

No que diz respeito à comercialização de energia, a ACCIONA Energía celebrou novos contratos de compra de energia (PPAs) no primeiro semestre do ano, sendo os mais significativos os acordos com a Amazon nos EUA e com a Fortia em Espanha.

A ACCIONA Energía, juntamente com a sua empresa subsidiária The Blue Circle, foi premiada com um contrato de fornecimento de energia limpa a longo prazo em maio, para cinco projetos eólicos perfazendo um total de 436MW na Tailândia, assinalando desta forma a sua entrada no país asiático.