Acciona fornece energia renovável a todas as unidades do Grupo Bosch na Península Ibérica

A Acciona foi a empresa seleccionada para o fornecimento de energia elétrica ao Grupo Bosch em Espanha e Portugal durante o triénio 2019-2021, com um volume superior a 480 gigawatts hora (GWh) para a totalidade do período.

No âmbito do contrato, um dos maiores de venda de energia a clientes empresariais assinado até à data pela Acciona, a companhia irá fornecer energia com garantia de origem 100% renovável a todos os centros do Grupo Bosch em Espanha e em Portugal, onde a multinacional de tecnologia e serviços tem mais de 20 unidades e cerca de 13 mil colaboradores.

A utilização de energia renovável resultante do referido acordo irá evitar a emissão de mais de 460 mil toneladas de CO2 para a atmosfera em centrais de carvão, principal causador do efeito de estufa e do aquecimento global associado.

“Estamos muito orgulhosos por contribuir para os objetivos de sustentabilidade do Grupo Bosch e também para a estabilidade dos seus custos energéticos. É com enorme satisfação que acolhemos a renovação da confiança do Grupo Bosch na Acciona como fornecedor de energia renovável, alargando a Portugal o alcance da nossa colaboração”, destaca Santiago Gómez Ramos, diretor de Gestão da Energia da Acciona Energía.

Acciona reforça crescimento no mercado ibérico
A operação potencia o crescimento da actividade de comercialização de energia renovável a clientes empresariais por parte da Acciona, em sintonia com as tendências globais do setor.

A Acciona fornece em Espanha e Portugal energia renovável a mais de 500 empresas e instituições dos mais diversos setores de actividade económica, entre as quais a Telefónica, Unilever, Adif, Navantia, RTVE, Agrolimen, Freixenet, Bimbo, Merck e Basf, bem como os museus do Prado, Rainha Sofia e Thyssen-Bornemisza. A companhia prevê atingir este ano os 6 terawatts-hora (TWh) contratados com grandes clientes no mercado ibérico.

A Acciona é a primeira empresa comercializadora de energia exclusivamente renovável no mercado espanhol e a primeira das três empresas elétricas de centrais convencionais em termos absolutos. Ao negócio consolidado no mercado espanhol, veio juntar-se desde 2015, a expansão desta atividade a Portugal com clientes como a Vidrala, Repsol Polímeros, Volkswagen, Roca, Danone, Philip Morris ou Hutchinson.

Para além do mercado ibérico, a Acciona desenvolve também a atividade de comercialização de energia renovável a clientes empresariais, onde assinou acordos na modalidade Power Purchase Agreement (PPA) a longo prazo com grandes companhias como a Google, Falabella, LATAM Airlines e ENAMI (Chile) e Cemex (México).