“Acordo Verde para um futuro sustentável” é o tema principal das Jornadas Europeias do Desenvolvimento

“Acordo Verde para um futuro sustentável” é o tema principal das Jornadas Europeias do Desenvolvimento

Categoria Advisor, Agenda

A Comissão Europeia anunciou esta quarta-feira o programa oficial das Jornadas Europeias do Desenvolvimento (European Development Days). O principal fórum europeu sobre cooperação para o desenvolvimento global centrar-se-á no “Acordo Verde para um futuro sustentável”, segundo um comunicado divulgado à imprensa.

De acordo com a nota, o programa inclui mais de 90 sessões, relacionadas com a proteção da biodiversidade global e uma economia verde que beneficie pessoas e natureza.

Tendo em conta o contexto de pandemia, o evento decorrerá em formato digital. Juntará chefes de estado e governos, especialistas de topo, principais influenciadores e jovens líderes, e mais de 170 stakeholders da Comissão e Parlamento Europeus, Nações Unidas, Organização Mundial de Saúde, União Africana e de outras organizações internacionais.

A Comissária para as Parcerias Internacionais, Jutta Urpilainen, enfatiza que “este ano as Jornadas Europeias do Desenvolvimento revestem-se de particular importância para a comunidade internacional, pois antecedem a COP 15 e a COP 26. No seguimento da sua iniciativa Green Deal (Acordo Verde), a UE deseja estabelecer um diálogo inclusivo com todos os principais intervenientes, incluindo os jovens, para discutir o caminho a seguir. As Jornadas são uma oportunidade única de conectar pessoas de todo o mundo para debaterem sobre como preservar o planeta para as gerações futuras. Agradeço as participações e estou ansiosa por ouvir todas as vozes”.

Young Leaders Programme

Seguindo o sucesso de anos anteriores, o Young Leaders Programme (Programa para Jovens Líderes), e as Jornadas Europeias do Desenvolvimento vão mais uma vez acolher 17 jovens de todo o mundo, que estão a abrir caminho em cada um dos temas do evento. Estes notáveis jovens e empreendedores ativistas vão partilhar a experiência em painéis juntamente com líderes mundiais e personalidades de renome na área do desenvolvimento.

Para mais informações, o site das Jornadas Europeias do Desenvolvimento já está disponível.

As inscrições para o evento estarão disponíveis a partir de maio.