Açores Atlantis: Uma expedição e cinco projetos em prol da sustentabilidade do Oceano

Açores Atlantis: Uma expedição e cinco projetos em prol da sustentabilidade do Oceano

Categoria Advisor, Agenda

“As pessoas não visitam só o mar.
Nós tornamo-nos parte do mar.”

De 10 de setembro a 6 de outubro, os mares dos Açores serão palco de uma expedição que abraça cinco projetos diferentes relacionados com o mundo aquático, em prol da harmonia e sustentabilidade do Oceano: a Açores Atlantis. Esta iniciativa reunirá uma equipa de especialistas mundiais de diversas áreas como o jornalismo, freediving, surf, dança aquática, storytelling, produção audiovisual, entre outras, que participarão nas atividades. Produzida pela Oceans and Flow, a expedição tem como objetivo principal servir como ferramenta para uma maior consciencialização ecológica, procurando incentivar o envolvimento da população local em causas de sensibilização ambiental.

Esta iniciativa engloba cinco projetos ao longo de 26 dias: um retiro de movimento por terra e água na ilha de São Miguel, com paisagens inspiradoras e novas práticas aquáticas, destinada ao público em geral; uma viagem pelos mares dos Açores em dois veleiros com 13 convidados a bordo, velejando pela harmonia do Oceano para filmar o documentário “Song for Atlantis”, um filme sobre a escuta profunda e a comunicação entre espécies; um conjunto de palestras para a comunidade, as “Ocean Talks”, sobre as vivências da equipa de navegação, as suas ações e ligação com o oceano; e, por fim, uma ação de limpeza de praia – Ecoaction -, em parceria com a Route Portugal.

A expedição de pesquisa e produção audiovisual terá como convidados Matthieu Paley, fotógrafo da National Geographic; Juliana Marinho, jornalista da WWF-Brasil; Leina Sato, freediver e especialista em encontros com baleias e golfinhos na natureza; Jean-Marie Ghislain, fotógrafo de renome especializado em tubarões; Henrique Pistilli, bodysurfer profissional e criador do método Sea Coach; o cineasta Gustavo Neves e a organizadora de viagens aquáticas e palestrante Violeta Lapa. Os convidados estarão a bordo de um veleiro comandado pelo capitão André Branco e assistido por Rita Ferreira da empresa SailZen.

“A Expedição Açores Atlantis 2019 é um evento que junta os conceitos de ‘Viagem e Comunicação Social’, apresentando o trabalho de uma tribo aquática em busca de harmonia pelo Oceano. Financiada por parceiros estratégicos, esta equipa, que foi selecionada pelas suas competências aquáticas, experiência fotográfica e impacto na comunicação social global, apresenta os Açores como destino essencial para escutar a Natureza e conectar-se com o meio ambiente. Sempre envolvendo e contando com o apoio da comunidade local”, afirma Violeta Lapa, principal mentora e produtora desta expedição.

Para informações mais detalhadas sobre os eventos, convidados e programação, visite o website da expedição Açores Atlantis ’19: www.oceansandflow.com/expedicao-atlantis.