Açores vão apostar na captação de água em ribeiras com caudal permanente

O Governo dos Açores pretende apostar na captação de água de ribeiras com caudal permanente para reforçar o abastecimento à lavoura e assim garantir a sustentabilidade futura do setor, anunciou o secretário regional da Agricultura e Florestas.

De acoro com a Lusa e à margem da operação de reforço do abastecimento de água nesta lagoa, no concelho de Vila Franca do Campo, ilha de São Miguel, João Ponte afirmou estarem “concentrados em encontrar pontos de abastecimento de água de ribeiras com caudal permanente, como é o caso da Ribeira da Alegria, na freguesia das Furnas, cujo caudal servirá para reforçar o abastecimento do complexo da Lagoa das Contendas”.

Na quarta-feira, o secretário regional da Agricultura anunciou o reforço do abastecimento de água em “alguns pontos estratégicos” da rede de reservatórios de explorações agrícolas de São Miguel e em dois sistemas integrados daquela ilha para colmatar a carência de água devido à seca.

O titular pela pasta da Agricultura, citado numa nota do executivo açoriano, acrescentou hoje que, “a médio e longo prazo, o executivo açoriano vai concentrar-se em encontrar linhas de água com caudais permanentes, de modo a evitar que estas águas vão parar ao mar, desviando-as para complexos de armazenamento de água, como é o caso das lagoas das Contendas ou do Caldeirão, em São Miguel”.

João Ponte referiu que “só a ilha de São Miguel concentra 45% do total dos animais existentes na região e tem apenas 15% da capacidade de armazenamento existente no arquipélago”.

O governante adiantou ainda que o Instituto Regional de Ordenamento Agrário (IROA) está “a trabalhar também para construir mais uma célula para armazenamento de água na Lagoa das Contendas”, inaugurada em 2014, e que abrange quase oito mil hectares nos concelhos de Vila Franca do Campo, Ribeira Grande e Povoação.

Além disso, “desde a semana passada, os Bombeiros da Ribeira Grande já abasteceram a Lagoa das Contendas com cerca de 500 mil litros de água, uma operação que irá continuar enquanto se justificar devido à falta de chuva”, salienta ainda a nota.

Além das Contendas, IROA está também a reforçar o abastecimento de água na zona do Carvão, em Ponta Delgada, e no reservatório dos Barreiros, na Maia.

João Ponte referiu que ainda esta semana vai reunir-se com os principais agentes do setor agrícola da Terceira para avaliar a situação da seca também naquela ilha.