ADENE apresenta Observatório da Energia

ADENE apresenta Observatório da Energia

A ADENE vai lançar na próxima quinta-feira, dia 22 de fevereiro, o Observatório da Energia -um portal com indicadores estatísticos sobre a energia do país. O evento, que acontece na Fundação Calouste Gulbenkiam, conta com a presença do ministro da economia, Manuel Caldeira Cabral.

O Observatório da Energia, enquanto estrutura independente e integrado no Programa simplex+2017, promove estudos de avaliação de políticas públicas em parceria com Universidades e Centros de Investigação, alicerçada numa plataforma online de informação de referência sobre o setor da Energia, para cidadãos, empresas, peritos e decisores políticos.

Criado pela ADENE, o portal conta já com cerca de 30 mil entradas de indicadores estatísticos sobre energia no país, e de cerca de 1.100 entradas de legislação do setor, o que permite fazer o retrato nacional do setor da energia, fundamental para entender a sua posição face ao resto da Europa.

Dados atuais e históricos sobre a dependência energética de Portugal, o défice tarifário, ou o consumo energético por setor de atividade, são apenas alguns dos exemplos de indicadores que podem ser encontrados nesta plataforma e que serão dados a conhecer na sua sessão de apresentação. Será também anunciado o lançamento do primeiro estudo de avaliação de políticas públicas.