ADENE celebra 20 anos de existência e de atividade com conferência

ADENE celebra 20 anos de existência e de atividade com conferência

Categoria Advisor, Agenda

O Evento “20 anos no séc. 21 Presente. Passado. Futuro”, assinala os 20 anos de existência e atividade da ADENE (Agência para a Energia). Ao longo da tarde de quarta-feira, 15 de dezembro, o Cineteatro Capitólio será palco de quatro momentos distintos: inauguração da Cápsula Temporal ADENE, apresentação teaser do documentário ADENE, Conferência ADENE 20 Anos de Energia e entrega dos Prémios ADENE.

A cerimónia de apresentação será presidida pelo ministro do Ambiente e Ação Climáticas, João Pedro Matos Fernandes, mas há outros nomes de relevo do setor da energia que participam no evento, com destaque para o secretário de Estado e da Energia, João Galamba, o responsável pelo Plano de Recuperação e Resiliência, António Costa Silva, o professor Universitário António Carmona Rodrigues e Nuno Brito Jorge, fundador da GoParity e presidente da Coopérnico.

A Conferência ADENE divide-se em três painéis temáticos – “Energia, Tudo Renovável” e “Nexus Água & Energia, Tudo Conta!” -, que ilustram os pontos essenciais da Energia em Portugal, confrontando os especialistas nacionais com os jovens que desafiam as áreas da energia, sustentabilidade e ação climática.

A celebração dos 20 anos da ADENE será igualmente uma oportunidade de premiar pessoas, cujo contributo e participação ativa a nível individual e profissional, se destacam nas cinco categorias dos Prémios ADENE – INOVAR, PARTICIPAR, CUIDAR, EDUCAR e VALORIZAR. De realçar que os Prémios ADENE são da autoria do artista plástico de Leonel Moura.

No evento será igualmente exibida a Exposição Cápsula do Tempo, representando o passado, o presente e o futuro da energia e da ADENE. A Cápsula do Tempo conta com a participação do realizador de cinema, Tiago R. Santos, a decoradora de interiores, Beatriz Leones, o jornalista da RTP, João Pedro Mendonça, o piloto de automóveis, Pedro Couceiro e o arquitecto Sydney Quintela, entre muitos outros.

A ADENE apresenta ainda um documentário sobre as duas últimas décadas de Energia em Portugal, num evento que cumpre os princípios de “Desperdício Zero” e em que haverá “Compensação da Pegada Carbono”.