ADENE e Infraestruturas de Portugal assinam Protocolo de colaboração para projetos de eficiência energética

ADENE e Infraestruturas de Portugal assinam Protocolo de colaboração para projetos de eficiência energética

Categoria Ambiente, Energia

A ADENE – Agência para a Energia e a Infraestruturas de Portugal (IP) assinam recentemente um protocolo de colaboração, que visa o apoio à implementação de medidas relacionadas com a promoção da eficiência energética e das energias renováveis, com o objetivo de identificar oportunidades de intervenção nos edifícios, viaturas e equipamentos consumidores de energia da IP. A colaboração entre as duas entidades prevê o apoio da ADENE à IP, ao abrigo do programa ELEnA, no âmbito de um contrato de assistência técnica celebrado entre a ADENE e o Banco Europeu de Investimento.

As atividades a desenvolver contribuirão ainda para a implementação do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (Eco.AP), aprovado pela Resolução do Conselho de Ministros n.º 2/2011, de 2 de janeiro, que prevê uma redução de 30% do consumo energético até 2020. A ADENE apoia ainda a IP na identificação de oportunidades de financiamento, nomeadamente no âmbito do Portugal 2020 ou de outros programas nacionais, que permitam financiar o desenvolvimento das medidas identificadas no âmbito dos trabalhos desenvolvidos.

“É com grande satisfação que iniciamos esta colaboração com a Infraestruturas de Portugal, pois este será o começo de um processo de trabalho e de cooperação que desejamos virtuoso, com a concretização de objetivos de grande relevância no quadro da promoção da eficiência energética e das energias renováveis no setor público, neste caso particular, no setor dos transportes”, refere João Paulo Girbal, presidente da ADENE, citado em comunicado.

Por sua vez, António Laranjo, presidente da IP, refere que “estamos conscientes da complexidade deste desafio para uma empresa com a dimensão da IP, designadamente em termos de ativos, e é, por isso, com enorme satisfação que contamos com o apoio técnico de tão prestigiado organismo do setor, como é a ADENE, que contribuirá para a implementação, com sucesso, da nova Estratégia Energética do Grupo IP”.