ADENE marca presença em seminário sobre o “Uso Eficiente da Água na Macaronésia”

by Rita Inácio | 2 Outubro 2018 09:29

A ADENE – Agência para a Energia, assinalou o Dia Nacional da Água, a 1 de outubro, com uma intervenção sobre o Projeto WATTer Skills, no Seminário organizado pela Agência Regional da Energia e Ambiente da Região Autónoma da Madeira (AREAM), que aconteceu no Funchal, alusivo ao tema “Adaptação às Alterações Climáticas – Uso Eficiente da Água na Macaronésia”.

Este seminário realizou-se no âmbito do Projeto ADAPTaRES, cofinanciado pelo Programa Interreg MAC. O programa do Seminário incluiu a apresentação de estratégias regionais para o uso eficiente da água, na Região Autónoma da Madeira, nas Ilhas Canárias e no arquipélago de Cabo Verde.

Participaram várias entidades nacionais e internacionais, bem como a ADENE, cuja intervenção foi alusiva ao Projeto WATTer Skills, coordenado pela ADENE com o apoio do Programa ERASMUS+ da Comissão Europeia.

O Projeto WATTer Skills, para a formação e qualificação dos profissionais dos setores da construção e reabilitação urbana de edifícios nas áreas da eficiência hídrica e nexus água-energia, prevê a extensa discussão de objetivos e resultados preliminares com os stakeholders ao longo de 2018 e 2019.

O WATTer Skills tem por objetivo contribuir para a criação de um quadro comum, nacional e europeu, para a capacitação, qualificação profissional e mobilidade europeia de Peritos e Técnicos de Eficiência Hídrica nos edifícios. Uma medida que pretende fomentar a criação de novas profissões e empregos numa área de grande potencial e necessidade em Portugal e na Europa e permitir a mobilidade e empregabilidade destes profissionais no mercado europeu.

Liderado pela ADENE – Agência para a Energia, o WATTer Skills constitui uma Parceria Estratégica no âmbito do Programa Europeu ERASMUS+, responsável pelo cofinanciamento do projeto, envolvendo entidades de mais três países europeus – a FLC – Fundacion Laboral de la Construcción em Espanha, a FORMEDIL – Ente Nazionale per la Formazione e l’Addestramento Professionale nell’Edilizia em Itália e o CRES – Agência Nacional de Energia, na Grécia.

Com o WATTer Skills, a ADENE antecipa a resposta às necessidades de atualização e qualificação de técnicos dos setores da construção, reabilitação urbana e redes prediais. Pretende-se, deste modo, que a implementação de novas soluções de eficiência hídrica nos edifícios possa ser assegurada por peritos e técnicos especializados e qualificados para as novas exigências legais, soluções tecnológicas e oportunidades nesta área, dando garantias de confiança, segurança e elevada eficiência aos utilizadores. Permitirá também potenciar a ligação (nexus) entre água e energia nos edifícios, multiplicando as poupanças geradas para os consumidores e a eficiência de recursos.

No quadro europeu, Portugal é considerado um dos países mais vulneráveis às alterações climáticas. A escassez da água é um problema sério para muitas regiões da Europa, estimando-se que venha a afetar 45% do território Europeu até 2030. Por outro lado, os danos provocados pelas inundações devem aumentar cinco vezes até 2050. Um cenário que tem contribuído para o aumento da atenção para a eficiência hídrica e gestão da água na Europa, onde estão atualmente em curso esforços da Comissão Europeia para a promoção de padrões de eficiência para produtos e sistemas de eficiência hídrica em edifícios e para a definição de indicadores de desempenho ambiental dos edifícios, que incluem o uso eficiente da água.

O projeto WATTer Skills tem o objetivo de desenvolver, implementar e propor um curriculum, quadro de formação e esquema de acreditação comuns a nível europeu, para formar, atualizar e qualificar as competências técnicas dos especialistas, projetistas, instaladores e todos os profissionais de construção e consultoria nas áreas da eficiência hídrica e Nexus Água-Energia nos edifícios.

Em Portugal, o Conselho Consultivo nacional integra atualmente a ERSAR (Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos), a ANQIP (Associação Nacional para a Qualidade nas Instalações Prediais), e a APA (Agência Portuguesa do Ambiente, sendo também acompanhado pela ANQEP (Agência Nacional para a Qualificação e o Ensino Profissional).

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/adene-marca-presenca-em-seminario-sobre-o-uso-eficiente-da-agua-na-macaronesia/