ADENE partilha dicas que ajudam numa melhor utilização da água

ADENE partilha dicas que ajudam numa melhor utilização da água

Categoria Águas, Ambiente

No dia em que se assinala o Dia Mundial da Água, 22 de março, a ADENE (Agência para a Energia) partilha, em comunicado, algumas dicas que podem ser aplicadas e que irão ajudar a contribuir para uma melhor utilização da água.

A ADENE lembra que os recursos hídricos do planeta estão ameaçados: “atualmente, mais de 2 mil milhões de pessoas não têm acesso a água potável e mais de 4 mil milhões vivem sem saneamento adequado. Estes são números alarmantes e, se não atuarmos com urgência, vão sofrer um agravamento devido às alterações climáticas”. E um dos exemplos do “efeito das alterações climáticas são as cidades, hoje mais sensíveis às secas e às cheias”, tornando “necessária a implementação de novas soluções construtivas que contribuam para a gestão da água e para novas medidas de eficiência hídrica”, lê-se num comunicado da ADENE.

É neste contexto que a Agência para a Energia desenvolve o AQUA+, o sistema de avaliação e classificação da eficiência hídrica de edifícios. O AQUA+ fornece informação quanto ao desempenho do imóvel no que respeita aos diferentes tipos de infraestruturas, equipamentos (máquinas de lavar loiça e roupa) e dispositivos existentes (autoclismos, torneiras e chuveiros), e identifica oportunidades de melhoria que ajudam ao uso eficiente da água.

Sabia que…

  • A substituição de autoclismos convencionais de descarga completa por autoclismos de dupla descarga eficientes, resulta numa poupanças de cerca de 63 mil litros de água por ano, correspondentes a 73 euros de redução anual da fatura da água?
  • A substituição de chuveiros convencionais por chuveiros eficientes, resulta em poupanças de cerca de 43 mil litros de água por ano, correspondentes a 50 euros de redução anual da fatura da água?
  • A substituição de torneiras convencionais por torneiras eficientes, resulta em poupanças de cerca de 43 mil litros, que correspondem a uma poupança de 50 euros na fatura anual da água?
  • A aquisição de uma máquina de lavar loiça eficiente, em casos em que esta seja inexistente, pode resultar em poupanças de até cerca de 16 mil litros por ano, que corresponde a poupanças de 19 euros na fatura anual de água?
  • A instalação de um equipamento de circulação e retorno, permite poupar cerca de 34 mil litros de água por ano, resultando em poupanças de cerca de 40 euros por ano na fatura da água?
    (estimativas com base numa família de quatro pessoas e tendo em conta a tarifa média para um concelho com elevada densidade populacional)