ADENE promove formação para obtenção de Certificação Internacional em Medição e Verificação

ADENE promove formação para obtenção de Certificação Internacional em Medição e Verificação

Os próximos cursos de Certificação de Profissionais de Medição e Verificação (CMVP) da Agência para a Energia (ADENE) realizam-se em Lisboa, a partir de 10 de março e no Porto a partir de 17 de março. No comunicado partilhado com a imprensa, a ADENE refere que o curso tem como propósito “dotar os formandos de conhecimentos, teóricos e práticos, para a adoção do Internacional Performance Measurement and Verification Protocol (IPMVP) nos seus projetos de eficiência energética”. Esta formação destina-se a técnicos com formação superior e experiência na área da eficiência energética, entre os quais os peritos qualificados da Certificação Energética de Edifícios (SCE) e os técnicos do Sistema de Gestão dos Consumos Intensivos de Energia (SGCIE).

A implementação de Planos de M&V de acordo com o IPMV é já um dos requisitos do Programa de Eficiência Energética na Administração Pública (ECO.AP) para a implementação de medidas de eficiência energética ao abrigo dos contratos de gestão de gestão de eficiência energética (CGEE) através de empresas de serviços energéticos (ESE). À semelhança do ECO.AP, e considerando as mais valias associadas à adoção desta metodologia, existe a necessidade de capacitar e certificar um maior número de técnicos para dar resposta às necessidades do mercado.

O valor para inscrição engloba não só a formação teórica e prática, um exame, a certificação CMVP válida por três anos, mediante a verificação dos requisitos, bem como o acesso à secção de subscritor da página da EVO durante um ano. Com esta nova edição, os Peritos Qualificados do SCE, os Técnicos do SGCIE e os Técnicos das Agência de Energia usufruem de 10% de desconto no valor da inscrição, um desconto limitado às primeiras 5 inscrições.
No final do curso, mediante a verificação dos requisitos, os técnicos são reconhecidos como Perito M&V de acordo com o IPMVP, uma certificação internacional que permite a estes profissionais exercer atividade tanto a nível nacional como noutros países. Desde 2012, já foram certificados mais de 75 técnicos nacionais em parceria com a ADENE.

A ADENE é a entidade nacional responsável por promover a realização desta formação, em colaboração com a Efficiency Valuation Organization (EVO), visando a aplicação de uma metodologia reconhecida e implementada ao nível internacional na determinação e validação de economias reais de energia em projetos de eficiência energética de edifícios, equipamentos e processos.

Para mais informações sobre o CMVP, consulte o site da Academia ADENE , ou os sites da Association of Energy Engineers (AEE) e da EVO.

Foto cedida pela ADENE