AEPSA alerta para o risco de paragem de serviços de recolha de resíduos

AEPSA alerta para o risco de paragem de serviços de recolha de resíduos

Categoria Ambiente, Resíduos

A AEPSA – Associação das Empresas Portuguesas para o Setor do Ambiente, que representa e defende os interesses coletivos das empresas privadas com intervenção no setor do ambiente, alerta para as graves consequências que a atual situação no mercado de combustíveis que todo o país atravessa está já a ter nas suas empresas associadas, em particular do setor da recolha, tratamento e valorização de resíduos sólidos urbanos.

Salienta-se que as empresas associadas da AEPSA estão presentes em todo o território nacional – do interior ao litoral – e que não obstante terem sido ativados atempadamente os procedimentos preventivos de atuação das equipas operacionais, estes mecanismos não são já suficientes e bastantes para assegurar o bom cumprimento das suas obrigações contratuais de recolha, tratamento e valorização dos resíduos, refere a mesma nota.

A associação refere que este contexto pode trazer graves consequências a nível de gestão operacional de recolha de resíduos sólidos urbanos, por manifesta insuficiência de combustível capaz de responder aos meios operacionais e técnicos, mas não só. A AEPSA está particularmente preocupada com as implicações que esta situação pode trazer ao nível da saúde pública.

Considerando o o impacto crítico desta situação e a identificação dos problemas que as empresas associadas da AEPSA atravessam, a associação manifesta a sua extrema preocupação e solicita uma resposta política urgente.