Agitação marítima suspende trabalhos nas praias de Almada até abril de 2026, confirma APA

Por via das condições de agitação marítima que se verificaram nos meses de outubro e novembro e atendendo a que se está atualmente em período de inverno marítimo, a empreitada de alimentação artificial das praias do concelho de Almada (Costa da Caparica e de S. João da Caparica), irá ter os seus trabalhos suspensos até 15 de abril de 2026.

Estando em causa a segurança dos trabalhos e objetivos da empreitada, as entidades adjudicantes, a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) e a Administração do Porto de Lisboa, decidiram aceitar a suspensão dos trabalhos solicitada pelo adjudicatário até à data em que se prevê que as condições de segurança sejam favoráveis à retoma dos mesmos.

Esta empreitada, consignada pela APA no passado 25 de setembro, é da responsabilidade do agrupamento das duas entidades adjudicantes e envolve um investimento total de 8.968.999,73€, financiado por fundos europeus – Programa Temático para a Ação Climática e Sustentabilidade (PACS) e por investimento da Administração do Porto de Lisboa, S.A.

Os trabalhos, com o prazo de execução de 60 dias, contemplam a alimentação da praia emersa, com um volume total de 1.000.000 m3.