Agricultura: Perspetivas a curto prazo favoráveis aos setores agrícolas da UE

Agricultura: Perspetivas a curto prazo favoráveis aos setores agrícolas da UE

A Comissão Europeia publicou esta terça-feira o último relatório de perspetivas a curto prazo para os mercados agrícolas da União Europeia (UE). Esta publicação periódica apresenta uma “panorâmica geral e setorial das tendências mais recentes e das perspetivas futuras para os mercados agroalimentares”, pode ler-se no boletim informativo da Comissão.

A primeira edição de 2021 conclui que o setor agrícola da UE demonstrou “resiliência” ao longo da crise da Covid-19: “O setor teve um desempenho relativamente bom graças ao aumento das vendas a retalho e do consumo interno”, refere o boletim.

As “perspetivas são favoráveis”, com uma “procura global dinâmica e a reabertura dos serviços de restauração (restaurantes, bares, cafés)”, quando a campanha de vacinação estiver suficientemente avançada. A recente evolução do comércio reduzirá as “incertezas” em torno das relações comerciais da UE, beneficiando os setores agrícolas.

Entre esses desenvolvimentos, os Estados Unidos da América e a UE acordaram em “suspender temporariamente os direitos aduaneiros” relacionados com os “litígios relativos a aeronaves civis no início de março de 2021”. Além disso, o Acordo de Comércio e Cooperação UE-Reino Unido foi celebrado no final de 2020.  Ainda assim, “ambas as partes precisarão de tempo para se adaptarem e proporcionarem as condições necessárias para otimizar as trocas comerciais”, atenta o boletim da Comissão.

Foto: Reuters