AgroTech Challenge vai premiar ideia mais inovadora com cinco mil euros

Estão abertas até ao dia 13 de maio de 2022 as inscrições para o AgroTech Challenge. Esta é uma iniciativa do Município do Fundão, da Embaixada do Brasil em Portugal, da CCILB – Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, do CIEBI- Centro de Inovação Empresarial da Beira Interior e da empresa VeraTech, que premeia com 5 mil euros a equipa que apresentar a ideia mais inovadora. A segunda melhor ideia terá como prémio um vale para incubação na Incubadora a Praça do Fundão durante um ano, pode ler-se num comunicado.

O AgroTech Challenge visa promover o desenvolvimento de soluções para a agricultura, com dimensões tecnológicas e criativas, oferecendo soluções integradas e personalizadas customizadas de alta qualidade e sustentabilidade a partir da apresentação de respostas a quatro desafios: “Desenvolvimento de índices agronómicos baseado em imagens aéreas”; “Previsão de geada utilizando a inteligência artificial”; “Publicação de atividades agrícolas em blockchain”; e “Contagem de amêndoas utilizando Machine Vision”.

Podem participar estudantes, professores, investigadores, startups e empresas.

Após o término do prazo de inscrições, tem início o período de desenvolvimento, entre 13 de maio e 15 de junho, no qual uma equipa de mentores e profissionais especializados nas áreas do AgroTech irá apoiar, online, de forma personalizada, cada uma das propostas.

A 17 de junho serão apresentadas as soluções e escolhidas as vencedoras do primeiro e segundo lugares num evento que terá lugar pelas 11h00 no Octógono –Incubadora a Praça, no Fundão.

Este evento, aberto ao público em geral, num formato híbrido, presencial ou virtual, mediante inscrição online, terá como oradores alguns dos principais atores que apoiam o desenvolvimento do setor rural no nosso país, como Miguel Leão, do INIAV – Instituto Nacional de Investigação Agrária e Veterinária; Filipe Rosa, da Vera Cruz Ventures; José Silvestre, do SFColab – laboratório colaborativo para a inovação digital na agricultura; e Paulo Fernandes, presidente do Município do Fundão.

Além dos prémios a concurso, a iniciativa representa uma oportunidade de networking para os participantes que terão oportunidade de conhecer os agentes mais influentes do setor agrícola, descobrir as últimas tendências deste mercado e criar sinergias com novos parceiros estratégicos.

O regulamento do concurso pode ser consultado aqui.