Água mais barata a partir deste mês

by Inês Gromicho | 9 Outubro 2015 09:37

Abrir a torneira em Santo Tirso vai custar menos a partir deste mês, altura em que entra em vigor a descida de tarifário ontem aprovada por maioria em reunião do executivo municipal, avança o Jornal de Notícias.

A diminuição do preço para os consumidores domésticos varia conforme o consumo mensal e pode ir até aos 3,7% para um gasto de 18 metros cúbicos. Para os que usam 10 metros cúbicos de água, a redução será de 2,05% e, quem consumir mais 5 metros cúbicos, vai pagar menos 2,8%.

O presidente da Câmara de Santo Tirso explica que esta redução no custo da água, que neste concelho é um dos mais altos do país, decorre da fusão das empresas que a vendem aos municípios. Segundo Joaquim Couto, o equilíbrio económico financeiro dessas empresas nunca foi ponderado nos estudos realizados sobre os tarifários praticados em Portugal, apesar de ser uma recomendação da entidade reguladora que exige ver repercutida na fatura do consumidor o preço real do serviço prestado.

O autarca socialista sublinha, ainda, que as discrepâncias verificadas , entre os tarifários praticados em Santo Tirso e noutros municípios não eram da responsabilidade da câmara municipal, mas sim de um sistema disfuncional, pouco solidário e desregulado.

 

Source URL: https://www.ambientemagazine.com/agua-mais-barata-a-partir-deste-mes/