“Água Não Fatura – ANF” permite à EMAS de Beja alcançar os melhores resultados de sempre

“Água Não Fatura – ANF” permite à EMAS de Beja alcançar os melhores resultados de sempre

Categoria Águas, Ambiente

A EMAS de Beja acaba de iniciar a “divulgação de vários indicadores que pretendem ilustrar a evolução do trabalho desenvolvido no setor dos serviços de águas” no concelho de Beja. Segundo a informação enviada pela entidade, a divulgação dos resultados da estratégia para a “Água não faturada”, um dos grandes desafios do setor, vai dar início a esta iniciativa.

Para a  EMAS de Beja, a melhoria de eficiência continua a ser uma “preocupação fundamental”. Pelo impacto económico mas também ambiental, o tema “Água Não Fatura – ANF”, é uma das grandes preocupações do setor dos serviços de águas. Num território onde os efeitos das alterações climáticas já se fazem sentir, torna-se decisivo “implementar as melhores práticas e processos de gestão que permitam reduzir as perdas de água nos sistemas de abastecimento públicos”, sustenta em comunicado a empresa.

Nesta matéria, focados no objetivo de reduzir a percentagem de água não faturada, foram implementadas de forma integrada várias ações, cujo balanço intermédio efetuado no primeiro semestre de 2019 apresenta “uma média de 23,6% de ANF”. Esta melhoria, materializada numa redução progressiva permitiu “no mês de junho o resultado mais baixo de sempre da história, com um valor de 12,3%”. A atual percentagem de ANF em Beja está 6,6% abaixo da média nacional que se encontra nos 30,2%, num distrito onde a média ronda os 48,7%.