Água para consumo humano no município de Loulé tem qualidade exemplar

Água para consumo humano no município de Loulé tem qualidade exemplar

Categoria Águas, Ambiente

A Câmara Municipal de Loulé foi considerada uma das melhores entidades gestoras de água para o consumo humano do país. Numa cerimónia que decorreu esta quarta-feira, em Lisboa, o município recebeu o “Selo da Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”, atribuído pela ERSAR – Entidade Reguladora dos Serviços de Águas e Resíduos, durante a 12ª Expo Conferência da Água.

Esta distinção significa que a autarquia cumpriu a meta definida para atribuição do prémio: 99% para o indicador Água Segura (água controlada e de boa qualidade), correspondente a 100% de análises realizadas, e 99% de cumprimento dos valores paramétricos especificados na legislação.

Para os responsáveis municipais, o galardão vem confirmar a excelência da água que sai das torneiras e é consumida no Concelho de Loulé, fruto do importante trabalho desenvolvido pelos técnicos municipais, nomeadamente ao nível do controlo, e do investimento realizado pela Autarquia em termos dos equipamentos.

O serviço de abastecimento de água do Concelho fornece uma população residente de 44.286 munícipes, para além de uma população flutuante durante o período do verão. Integra 18 zonas de abastecimento, sendo o comprimento total de condutas de distribuição de água de 581 km. O volume de água distribuído por ano é de 7.141.770 m3 (19.838 m3/dia), dos quais 6.427.029 m3/ano (17.853 m3/dia) são em águas superficiais e 714.741 m3/ano (1.985 m3/dia) em águas subterrâneas.

Anualmente, a Câmara Municipal de Loulé realiza cerca de três mil análises à rede de distribuição na torneira do consumidor, e cerca de 600 de controlo operacional (aos 34 reservatórios, às 3 ETA´s e às diversas origens de água provenientes das captações subterrâneas.”