Água para uma agricultura mais sustentável

Texto da responsabilidade da ACCIONA

O uso da água na agricultura está se tornando o centro de qualquer debate sobre recursos hídricos e mudança climática. A ACCIONA, como líder no ciclo integral da água, está comprometida com tecnologias sustentáveis e inovadoras para garantir o abastecimento de água no setor agrícola e para irrigar comunidades em áreas com alto stresse hídrico.

Numerosos relatórios indicam que as duas maiores causas de pressão sobre o meio ambiente e nosso planeta são o crescimento populacional e o consumo excessivo. A população mundial cresce, portanto, a demanda de alimentos também cresce. E tudo isso em um contexto em que muitas áreas estão sofrendo com condições de alto stresse hídrico, agravado pela mudança climática.

A agricultura é um setor importante para atender a essa demanda de alimentos. E poder garantir o abastecimento de água de qualidade para a irrigação, promovendo um desenvolvimento mais sustentável é um dos desafios que a ACCIONA enfrenta como empresa líder no setor.

Quase meio século de experiência à disposição da agricultura para construir um modelo que garanta a segurança alimentar.

Necessidade global de água

Os recursos hídricos são muito limitados em alguns territórios e sua disponibilidade é cada vez mais restrita. De acordo com as Nações Unidas, três pessoas em cada dez no mundo não têm acesso a fontes de água potável e seis em cada dez não têm saneamento básico.

A demanda continua a crescer de forma constante, conforme o crescimento populacional. No entanto, o desenvolvimento socioeconômico, os padrões de consumo e a mudança climática também desempenham um papel importante.

Água e Agricultura

Neste cenário, a agricultura sobrevive graças à disposição de água. Atualmente, 70% do consumo de água é para uso agrícola.

A Espanha tem uma área de 50 milhões de hectares, dos quais 10 milhões de hectares são usados para a agricultura, dos quais apenas 3,8 são irrigados. Na situação atual, não é necessário aumentar a área irrigada, mas aumentar a produtividade por hectare e reduzir o consumo específico de água (m³/ha e ano).

O solo irrigável é classificado em irrigação localizada (50%), por aspersão (30%) e por gravidade (20%), sendo o primeiro tipo de irrigação o mais eficiente.

A irrigação localizada deposita a gota de água nas raízes das plantas ou árvores e, por meio de sensores, determina a quantidade de água necessária e quando é necessária. Este sistema é muito mais eficiente do que a irrigação por aspersão (perdas por evaporação) e a por gravidade (perdas por infiltração).

Portanto, ainda há um longo caminho a percorrer para modernizar a irrigação na Espanha. A administração pública está trabalhando nesta tarefa através do MAPA, com suas empresas públicas Seiasa, Tracsa, etc., bem como com as mais de 7.000 Comunidades de Irrigação do país.

A produção agrícola de alto valor agregado e a disponibilidade de recursos hídricos nem sempre andam de mãos dadas. Há áreas de agricultura convencional com recursos hídricos suficientes e áreas de agricultura intensiva com alto estresse hídrico. Nesta situação, a ACCIONA contribui com experiência, conhecimento, tecnologia e recursos para alcançar uma agricultura mais sustentável e de maior rendimento.

Reutilização da água para agricultura

A reutilização da água é útil para aliviar a pressão sobre os recursos hídricos disponíveis, ampliando o uso da água já utilizada e gerando recursos adicionais aos convencionais.

Por meio da aplicação de boas práticas, a reutilização serve para proteger o meio ambiente e a saúde, sendo fundamental para o modelo de economia circular com o qual estamos comprometidos na ACCIONA.

O potencial de recuperação pode beneficiar especialmente países como a Espanha, onde se espera que a redução de recursos hídricos seja mais intensa no Sul da península e nos arquipélagos, e um pouco menos no Leste, de acordo com o relatório Avaliação do impacto da mudança climática nos recursos hídricos e secas na Espanha (CEDEX, 2017).

A experiência da Acciona em reutilização

No âmbito da reutilização, a ACCIONA pesquisa soluções tecnológicas inovadoras para otimizar os processos de tratamento terciário e atender à demanda de água para uso agrícola.

O desenvolvimento tecnológico contínuo da empresa na reutilização de águas residuais permite um uso mais amplo e sustentável da água tratada, aplicando tecnologias como a ultrafiltração implementada na ETAR de Moratalla (Múrcia).

Nesta estação de tratamento a ACCIONA, juntamente com a ESAMUR, implementou um sistema de ultrafiltração que melhora o tratamento terciário, garante o cumprimento dos novos limites propostos pela União Europeia para a reutilização e permite que parte desta água seja para a irrigação agrícola.

Dessalinização para agricultura

A dessalinização da água do mar para fins agrícolas é uma alternativa de abastecimento previsível, disponível em um curto período de tempo (3 a 5 anos) e com preços estáveis, o que permite o planejamento em longo prazo dos investimentos no setor agrícola. É uma opção ambientalmente correta e neutra em carbono se for realizada com energia de fontes renováveis sob as premissas de um modelo de circularidade aplicado ao processo.

No entanto, ainda há espaço para o crescimento. De acordo com o Water Desalination Report (Desalination Yearbook 2014-2015), publicado pela IDA, a água dessalinizada ainda é usada principalmente para fins domésticos e industriais, enquanto a dessalinização para a agricultura representa apenas 2-3%.

A ACCIONA é pioneira na dessalinização por osmose reversa, com mais de 85 projetos em todo o mundo. Essa experiência também está a serviço da agricultura para garantir sua sustentabilidade e rentabilidade, ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e a qualidade dos produtos.

Entre outros, e como um projeto singular, desenhou, construiu e atualmente opera a instalação de dessalinização de Torrevieja, a maior da Europa e de propriedade da ACUAMED (Ministério da Transição Ecológica e do Desafio Demográfico), com capacidade de produção de 240.000 m³/dia. Embora esta instalação deva produzir 50% para irrigação e 50% para água potável, se não for necessária para consumo humano, a porcentagem para irrigação é aumentada.

Outros projetos de instalações de dessalinização que também levam o selo da ACCIONA, como o da capital de Almeria e o de Carboneras, fornecem água para irrigação em diferentes porcentagens.

Na ACCIONA, iniciamos um caminho com um objetivo: a agricultura sustentável. Aplicando nossos conhecimentos no setor de água e tecnologias juntamente com os verdadeiros protagonistas, os agricultores, buscaremos as melhores soluções e o melhor serviço para isso.

Artigo incluído na edição 101 da Ambiente Magazine