Águas de Barcelos distinguida com selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

Águas de Barcelos distinguida com selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”

Categoria Águas, Ambiente

Devido à excelente qualidade da água da rede pública no concelho de Barcelos, a Águas de Barcelos foi novamente distinguida com o selo de “Qualidade Exemplar da Água para Consumo Humano”. A cerimónia de entrega dos selos irá decorrer no dia 10 de dezembro, durante a 14.ª Expo Conferência da Água, em Lisboa. Dos 24 concelhos dos distritos de Braga e Viana do Castelo, só cinco entidades alcançaram este selo: Barcelos, Esposende e Paredes de Coura, Braga e Viana do Castelo.

Com esta iniciativa da ERSAR, evidencia-se a existência de um rigoroso sistema de avaliação dos serviços prestados aos consumidores, que passam a conhecer as entidades que prestam o melhor serviço em diferentes áreas. Pretende também sensibilizar-se as entidades gestoras para as questões da qualidade na conceção, execução, gestão e exploração dos sistemas. Indicadores como água segura, perdas reais de água, ocorrência de falhas no abastecimento, reciclagem de resíduos de recolha seletiva, resposta a reclamações e cobertura de gastos foram alguns dos parâmetros avaliados.

A água fornecida pelo Águas de Barcelos é alvo de uma análise rigorosa e frequente, garantindo as melhores condições para consumo. Em 2013, 2014, 2017 e 2018 foi também atribuído à empresa o mesmo selo. As entidades distinguidas com o “Selo de qualidade exemplar da água para consumo humano”, como é o caso da AdB nos cinco anos de atribuição deste prémio, evidenciam-se por assegurar uma qualidade exemplar da água para consumo humano.