Águas de Barcelos poupa 4,5 milhões em perdas de água

Categoria Águas, Ambiente

Desde o início da concessão que a Águas de Barcelos tem investido na implementação de uma estratégia de redução das perdas de água. Em 2004, a percentagem de água não facturada representava cerca de 41% da água entrada no sistema público de abastecimento. Em 2014, o valor das perdas e fugas de água representou apenas 18,8%, o que traduz um aumento significativo da eficiência na exploração do sistema de abastecimento.

Em 2012, o volume de água não facturada em Portugal nas redes de abastecimento público representava 31% do total da água entrada nos sistemas públicos de distribuição. No concelho de Barcelos, o esforço de redução das perdas de água iniciado em 2005 permitiu que, em 2012, a água não facturada representasse 22% da água entrada no sistema público e, em 2014, 18,8%. Este valor constitui um marco importante nos objectivos da empresa de aumento da eficiência, a par da melhoria do serviço prestado ao utilizador final.

Desde o início da concessão, o esforço continuado de redução das perdas de água permitiu reduzir o custo da compra de água entrada no sistema público em cerca de 4,2 milhões de euros. Este valor corresponde ao acréscimo da compra de água que seria necessário caso as perdas se mantivessem nos 41% de 2004.

Com 36.515 clientes, o concelho de Barcelos possui atualmente uma extensa rede de abastecimento com 1281 km que permite abastecer as 61 freguesias e uniões de freguesias.