Águas de Portugal adere ao Manifesto “Rumo à COP26”

Águas de Portugal adere ao Manifesto “Rumo à COP26”

Categoria Advisor, Empresas

O Grupo Águas de Portugal subscreve o Manifesto “Rumo à COP26”, do BCSD Portugal, que destaca um conjunto de objetivos para que a conferência seja um sucesso, salientado o papel decisivo que as empresas podem ter na ação, não só pelos impactos das suas cadeias de valor, mas sobretudo pelo seu potencial de investimento, conhecimento e inovação.

Com a subscrição deste manifesto, o Grupo Águas de Portugal reafirma o seu objetivo de promover a transição para uma economia de baixo carbono, enquadrado pela sua estratégia de neutralidade energética e carbónica e já afirmado também através da subscrição do compromisso “Business Ambition for 1.5ºC” da United Nations Global Compact.

A 26.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP26) decorre de 31 de outubro a 12 de novembro de 2021 em Glasgow, numa organização presidida pelo Reino Unido em parceria com a Itália.

Como objetivo principal, a COP26 visa a criação de regras detalhadas que promovam a operacionalização do Acordo de Paris e permitam acelerar as ações para enfrentar a crise climática através da colaboração entre governos, empresas e a sociedade civil.

O manifesto “Rumo à COP26”, agora assinado por mais de 80 empresas-membro do BCSD Portugal, corrobora a relevância desta conferência e sublinha os principais resultados esperados, através de 11 pontos que refletem os diferentes aspetos a considerar para aumentar a ambição da resposta global e coletiva, alinhada com o objetivo de limitar o aquecimento da Terra a 1,5⁰C, o que obriga a acelerar o processo de descarbonização em todo o mundo.

O Grupo Águas de Portugal tem em curso um programa de neutralidade energética, a atingir em 2030, através da redução dos consumos energéticos e do forte aumento da produção própria de energia 100% renovável, posicionando-se como o primeiro grupo de dimensão internacional a atingir esta meta em todas as suas atividades nacionais e internacionais a nível mundial.