Águas de Portugal apoia edição do livro “O Valor da Água”

O Grupo Águas de Portugal (AdP) associou-se ao lançamento da edição portuguesa do “Valor da Água”, um livro escrito por Gary White, engenheiro hidráulico, e Matt Damon, ator, que conta a história de como os dois autores procuraram desenvolver estratégias para melhor o acesso, a gestão e o tratamento deste recurso vital.

A data escolhida para a apresentação coincidiu com o Dia Mundial da Água, 22 de março.

“O Valor da Água” conta a história de “vidas transformadas pelo acesso à água”. Segundo a AdP, trata-se de uma caminhada que percorre o contacto com as comunidades que necessitam deste bem precioso até aos centros de decisão, constituindo um relato efetivo de como pequenas ações podem fazer uma grande diferença.

Com os objetivos de promover a saúde e mais prosperidade para as pessoas ao redor do mundo, o livro convida ainda “a conjugar esforços para debelar o problema global do acesso à água potável”, revela a AdP.

O grupo no setor do abastecimento de água e tratamento de águas residuais considera que, apesar de ainda muitos tomarem como garantido o acesso à água, em todo o mundo, milhões de pessoas não podem dizer o mesmo, porque não têm junto das suas casas qualquer fonte de água potável nem instalações de saneamento.

Conscientes de que este problema é incontornável, os autores, Gary White e Matt Damon, uniram-se assim para encontrar soluções para este que é um dos maiores desafios da atualidade mundial. O livro “O Valor da Água” conta a história de como o engenheiro hidráulico e o ator criaram a organização Water.org e desenvolveram soluções para melhorar o acesso à água segura e ao saneamento.

“Acompanhar os autores nesta descrição de como o acesso à água transformou a vida de tantas pessoas é um exercício inspirador e entusiasmante, pois reconhecemos valores e compromissos que partilhamos”, refere José Furtado, presidente do grupo Águas de Portugal.

Para o responsável, “as histórias, aparentemente simples, mas de grande impacto, evidenciam como os investimentos na água e no saneamento são essenciais para fazer a diferença na vida das pessoas e das sociedades”.

O lançamento da edição portuguesa a 22 de março, Dia Mundial da Água, tem, de acordo com a AdP, o objetivo de incentivar a que a mudança parta de cada indivíduo. Convoca a que todos ajam de forma responsável nos usos e consumos de água em casa, na comunidade, nas atividades produtivas e na gestão da água em geral.