Águas de Portugal dá suporte técnico ao projeto Water Sanitation and Conservation no Líbano

Águas de Portugal dá suporte técnico ao projeto Water Sanitation and Conservation no Líbano

Categoria Águas, Ambiente, Empresas

O Grupo AdP – Águas de Portugal, em parceria com a DAI, empresa de desenvolvimento internacional de origem norte-americana, vai fornecer suporte técnico ao projeto Water Sanitation and Conservation (WSC) no Líbano, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O principal objetivo deste projeto é “apoiar as quatro empresas regionais de água e saneamento do Líbano, beneficiando diretamente cerca de 4.8 milhões de residentes, visando a melhoria da conservação e proteção dos recursos hídricos do país”, refere o Grupo AdP, num comunicado.

Este projeto tem uma duração prevista de três anos, podendo estender-se por mais dois. Já em 2022, a AdP Internacional, empresa do Grupo AdP que opera nos mercados internacionais, irá mobilizar sete peritos para a realização do diagnóstico operacional nas quatro concessionárias regionais de água e saneamento, com foco nos aspectos técnicos mais críticos (produção/distribuição de água e financeiro), lê-se no mesmo comunicado.

O trabalho da equipa integra também o desenvolvimento de uma estratégia de emergência para a gestão de água de médio prazo e a conceção de contratos baseados no desempenho (e apoio na implementação e monitorização) relativos à operação e manutenção de infraestruturas de água e águas residuais, bem como à gestão de água não faturada. Salientam-se ainda intervenções visando a melhoria do desempenho de cinco estações de tratamento de águas residuais, nomeadamente em termos de eficiência energética e operacional.