Águas de Portugal dá suporte técnico ao projeto Water Sanitation and Conservation no Líbano

O Grupo AdP – Águas de Portugal, em parceria com a DAI, empresa de desenvolvimento internacional de origem norte-americana, vai fornecer suporte técnico ao projeto Water Sanitation and Conservation (WSC) no Líbano, financiado pela Agência dos Estados Unidos para o Desenvolvimento Internacional (USAID).

O principal objetivo deste projeto é “apoiar as quatro empresas regionais de água e saneamento do Líbano, beneficiando diretamente cerca de 4.8 milhões de residentes, visando a melhoria da conservação e proteção dos recursos hídricos do país”, refere o Grupo AdP, num comunicado.

Este projeto tem uma duração prevista de três anos, podendo estender-se por mais dois. Já em 2022, a AdP Internacional, empresa do Grupo AdP que opera nos mercados internacionais, irá mobilizar sete peritos para a realização do diagnóstico operacional nas quatro concessionárias regionais de água e saneamento, com foco nos aspectos técnicos mais críticos (produção/distribuição de água e financeiro), lê-se no mesmo comunicado.

O trabalho da equipa integra também o desenvolvimento de uma estratégia de emergência para a gestão de água de médio prazo e a conceção de contratos baseados no desempenho (e apoio na implementação e monitorização) relativos à operação e manutenção de infraestruturas de água e águas residuais, bem como à gestão de água não faturada. Salientam-se ainda intervenções visando a melhoria do desempenho de cinco estações de tratamento de águas residuais, nomeadamente em termos de eficiência energética e operacional.