Águas de Portugal lança Portal da Água

Águas de Portugal lança Portal da Água

Categoria Águas, Ambiente

É hoje lançada a plataforma online “Portal da Água” e um Estudo de Mercado sobre atitudes e comportamentos dos portugueses em relação à água. Estas iniciativas de sensibilização têm como objetivo recolher informação relevante e sensibilizar a população para a importância que a água tem na nossa vida, ao mesmo tempo que facilitam o acesso a informação sobre este elemento essencial à vida.

O Grupo AdP, instrumento empresarial do Estado para o setor da água, pretende com estas iniciativas ajudar a consciencializar a população para a importância da água, assente na ideia de que todos sabem da importância da água, mas que nem sempre lhe é dado o devido valor.

Ciente de que a colaboração de todos é fundamental e que é importante fazer um levantamento sobre atitudes e comportamentos dos portugueses, para se conseguir dar uma resposta mais eficaz e adaptada à realidade da população, o Grupo AdP anuncia a realização de um estudo de mercado de âmbito nacional, assente em três abordagens: um inquérito de participação pública alargada presente no Portal da Água; um inquérito online com uma amostra representativa de 1000 cidadãos residentes; e uma análise qualitativa por intermédio da técnica de focus groups.

Esta plataforma online portaldaágua.pt, para além ter integrado o estudo, pretende ser um agregador de informação que vai permitir responder a questões como: Que medidas estão a ser implementadas para minimizar os efeitos da seca? Onde posso aprender dicas para fazer um consumo mais responsável da água? Onde posso encontrar um simulador que me ajude a perceber quanta água gasto e em quê?

Em Portugal, as autoridades estão a tomar medidas para que se faça um uso cada vez mais inteligente da água. Mas isso não basta. Cada um tem de fazer a sua parte.

A sustentabilidade da água, para além de ser uma questão climatérica e política é, acima de tudo, uma questão de cidadania.
Números sobre o valor que a água tem no nosso dia a dia:
1.Uma só folha de papel custa 10 litros de água a fazer. Um café, 140 litros. Um computador, 400 litros. Um telemóvel, 900 litros. Um par de sapatos, 8500 litros. Um automóvel, 400 000 litros;
2.Segundo as Nações Unidas, um ser humano precisa de 110 litros de água por dia. Em Portugal, gastamos 187. Na Cidade do Cabo, na África do Sul, cada pessoa só pode consumir 50 litros de água por dia. Em Portugal, gastamos entre 45 a 180 num só duche;
3. 70% da Terra é água, mas só 1% é água doce acessível ao ser humano. 21 das 37 grandes reservas subterrâneas de água estão a esvaziar-se a um ritmo alarmante.