Águas de Santarém certificada pela norma Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa

Águas de Santarém certificada pela norma Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa

Categoria Águas, Ambiente, Empresas

A Águas de Santarém (A.S), entidade gestora da água e saneamento no Concelho de Santarém, acaba de receber a certificação no Sistema de Gestão de Responsabilidade Social Corporativa alinhado com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, na sua atividade.

Para aquisição da certificação, a empresa foi auditada pela Entidade Certificadora Bureau Veritas, que se baseou num processo de amostragem das informações disponíveis, tendo como metodologia a observação, entrevistas, análise de atividades e revisão documental (registos e documentos), pode ler-se num comunicado.

A Águas de Santarém abraçou a Agenda 2030 – uma iniciativa das Nações Unidas –, subscrevendo os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Dos 17 ODS que constituem a Agenda 2030, a empresa subscreveu oito: ODS3 Saúde e Bem-estar; ODS 4 Educação de qualidade; ODS 5 Igualdade de género; ODS 6 Água potável e saneamento; ODS 7 Energias renováveis e acessíveis; ODS 12 Consumo e produção responsáveis; ODS 13 Ação climática; ODS 14 Proteger a vida marinha.

A propósito deste reconhecimento, o presidente do Conselho de Administração da Águas de Santarém, Ramiro Matos, refere que “este é um momento que muito orgulha e que, paralelamente, nos transmite uma enorme responsabilidade na implementação estratégica dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, a nível nacional. Consideramos que as empresas são agentes essenciais de mudança nos paradigmas da sustentabilidade e esta distinção certifica que as nossas ações, ideias e políticas representam o respeito por princípios fundamentais da humanidade. Pelas pessoas, pelo planeta e pela prosperidade, a empresa Águas de Santarém, ao abrigo desta certificação, torna-se, assim, merecedora de assumir diversos compromissos, que representam, pois, a esperança de todos num futuro melhor. Que toda a equipa da AS sinta o orgulho de estar a contribuir por um futuro melhor para os seus filhos e gerações vindouras”.

Depois do Comité Olímpico Espanhol receber esta atribuição pela primeira vez no país vizinho, é a vez da Águas de Santarém se tornar pioneira e obtê-la em território nacional. “A par deste galardão, a empresa municipal é, atualmente, a primeira empresa do sector das águas e saneamento a ter sido certificada na conciliação da vida pessoal, profissional e familiar; disponibiliza serviços que fazem de Santarém a segunda capital de distrito com água mais barata; encontra-se entre as 50 melhores empresas para trabalhar, ranking definido pela Revista Exame; e detém o reconhecimento de Inovação em Prevenção, uma iniciativa da Ageas Seguros, tendo sido distinguida na categoria Pessoas pelo projeto: Primeiro as Pessoas”, lê-se no mesmo comunicado.

A sessão solene de entrega teve lugar esta quarta-feira, dia 22 de junho, pelas 11 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Santarém, na presença do Presidente da Câmara Municipal de Santarém, Ricardo Gonçalves, do Presidente do Conselho de Administração da empresa municipal Águas de Santarém e da Diretora de Certificação do Bureau Veritas Portugal, Patrícia Franganito.