Águas de Santo André e Quercus promovem ação de plantação de árvores

Águas de Santo André e Quercus promovem ação de plantação de árvores

No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Educação Ambiental e do Dia Mundial das Zonas Húmidas, a Águas de Santo André (AdSA) e a Quercus, ao abrigo do protocolo de Cooperação, realizam esta terça-feira, 1 de fevereiro, uma das atividades planeadas de Plantação de árvores. A ação vai decorrer numa das instalações da AdSA (Estação Elevatória de santo André) e contará com o apoio do público mais jovem.

O Protocolo de Cooperação assinado entre a AdSA e a Quercus, tem como objetivo principal a promoção da sensibilização ambiental junto da comunidade na sua área de atuação, principalmente nos municípios de Santiago do Cacém e de Sines, com o objetivo de incrementar o valor ambiental da região e da empresa através do compromisso de ambos com a proteção da natureza, do ambiente e da biodiversidade.

Segundo uma nota divulgada pela AdSA, a plantação envolverá mais de 100 voluntários, com cerca de 86 convidados da Associação dos tempos Livres o Arco Íris, durante a manhã, e com os filhos e netos dos colaboradores da AdSA, durante a tarde. Dirigido a um público com idades compreendidas entre os 6 e 12 anos, o reforço dos valores da sustentabilidade ambiental na comunidade escolar é, nestas atividades, a chave para a construção de um futuro mais sustentável.

Serão plantados cerca de 700 exemplares de árvores e arbustos autóctones em bosquetes, como medronheiros, sobreiros, viburnos, loendros e alecrim, entre outras espécies. Desta forma, os voluntários poderão contribuir para o enriquecimento ecológico desta zona húmida, contando para o efeito com o acompanhamento técnico da Quercus e do ICNF – Instituto da Conservação da Natureza e da Biodiversidade.

No âmbito deste Protocolo de Colaboração, estão a ser pensadas outras ações junto da comunidade, como por exemplo, a libertação de animais recuperados no seu meio ambiente, no Centro de Recuperação de Animais Selvagens de Santo André da Quercus; ações de limpeza de praias nos municípios de Santiago de Cacém e Sines; ações com filhos e netos dos trabalhadores da AdSA para libertação de animais recuperados no seu meio ambiente, na ETA de Morgavel, no município de Sines; e Iniciativas de sensibilização ambiental em todas as escolas 1.º e 2.º ciclo do município de Santiago do Cacém e Sines.