Águas do Algarve assinala Dia Nacional da Água com iniciativas em formato digital

Águas do Algarve assinala Dia Nacional da Água com iniciativas em formato digital

O Dia Nacional da Água celebra-se a 1 de outubro. Esta efeméride tem como finalidade alertar para a necessidade da eficiência Hídrica e todas as suas aplicações e usos. Neste dia, a Águas do Algarve, S.A. estará junto da comunidade a promover diferentes iniciativas, em formato digital.

  • Lançamento do Concurso “Dá-me um nome”

Trata-se de um projeto, que envolve duas personagens que têm como principal função ser utilizadas pela Águas do Algarve, no âmbito das atividades de Educação Ambiental, cuja conduta e mensagem serão representativas da atividade da empresa na região algarvia. Passarão a ser “o rosto ambiental” nas ações dinamizadas com a comunidade escolar e noutras, associando-se sempre a sensibilização, informação e formação ambiental às duas personagens. Dar a oportunidade aos jovens para batizarem com nomes estes dois “meninos”  é a nossa forma de demonstrar a importância que este projeto educacional tem para a Águas do Algarve.

  • Blue4Water

Neste dia Nacional da Água, numa parceria com a Agência Portuguesa do Ambiente, IP – ARH do Algarve, a Águas do Algarve desafia as comunidades escolares do Algarve, e de todas as regiões do país a vestirem-se em tom de azul (qualquer azul). O nosso objetivo não é mais do que alertar consciências para a atual situação crítica de escassez de água, que se vive atualmente na nossa região, e um pouco por todo o mundo. Trabalhar com os alunos os conteúdos curriculares associados à água, é uma das vertentes desta iniciativa, que dá hoje os primeiros passos.

Com esta iniciativa, a empresa pretende sensibilizar a população, com especial ênfase no Algarve para a real gravidade da atual situação, promovendo a reflexão, individual e comunitária, sobre a utilização eficiente e sustentável da água, com vista à adoção de boas práticas na gestão participada deste recurso natural.

  • Apresentação dos Resultados do Concurso Água Jovem Edição 2019/2020

Devido às condicionantes atuais alusivas à pandemia Covid-19, este ano a divulgação dos vencedores do concurso Água Jovem 2020 será realizada através de um evento online, através da Plataforma Zoom, neste dia 1 de outubro.

Para a Águas do Algarve, além da reflexão que se exige relativamente às questões em torno da água, é importante passar à ação. Assim, a empresa reforça para a necessária compreensão de que “sem água doce não conseguimos sobreviver. Toda e qualquer espécie de forma de vida na terra depende da existência de água doce. De toda a água existente no planeta, apenas 3% é água doce”. A resistência que ainda persiste na compreensão do valor real da água, deve ser, segundo a Águas do Algarve, “combatido por todos, até que finalmente não haja nenhuma gota a ser desperdiçada”.

A empresa lembra que a escassez de água e a seca no quadro da adaptação às alterações climáticas vão ser uma prioridade da Presidência Portuguesa do Conselho da União Europeia, que começa em janeiro de 2021. “As alterações climáticas estão a agravar as pressões sobre a água, através da alteração do regime de precipitações combinado com o aumento das temperaturas e provocando mudanças significativas em termos de disponibilidade dos recursos hídricos”, são palavras do ministro do Ambiente e da Ação Climática. E, segundo a empresa, o Algarve é atualmente exemplo desta realidade: “Devido aos sucessivos eventos de seca na região a manutenção das ações de sensibilização junto da comunidade, para uma mudança de atitudes e comportamentos naquela que é gestão diária da água, é essencial”, reforça a Águas do Algarve.