Águas do Algarve celebra Dia Mundial da Água com Dias de Portas Abertas

Águas do Algarve celebra Dia Mundial da Água com Dias de Portas Abertas

A Águas do Algarve quer comemorar o Dia Mundial da Água, um dia tão importante que relembra a importância da água na vida na Terra e a importância de um uso inteligente.

As alterações climáticas provocam graves impactos nos recursos de água. Alterações atmosféricas como tempestades, períodos de seca, chuva e frio afetam a quantidade de água disponível. É preciso criar consciência da importância de uma gestão da água eficaz, e que a responsabilidade é de todos: “devemos trabalhar juntos para proteger e gerir este recurso que é frágil e finito”, refere a entidade, em comunicado.

Neste Dia Mundial da Água, a Águas do Algarve quer através destes Dias de Portas Abertas, fazer também um apelo ao reforço da cooperação. A água é um recurso comum, que deve ser usado com inteligência e parcimónia. “Vamos cuidar da água todos os dias do ano, fazendo disso uma rotina de uso consciente para garantir que no futuro ainda haja água para todos dela possam usufruir”, frisa na mesma nota.

A Águas do Algarve convida assim a desfrutar de um dia diferente, que lhe permitirá conhecer um pouco melhor as diferentes instalações que existem nesta região. Nos dias 19, 20 e 21 de março estará pois à espera de todos aqueles que a queiram visitar.

São muitas as opções:

– A barragem de Odelouca é a principal origem de abastecimento de água da Águas do Algarve, e além disso é um local de uma grande beleza para ser visitado, que fica na memória de quem por lá passa. Pode visitá-la no dia 21 de março, pelas 10h30.

– É nas ETA´s que a água que nos chega de albufeiras e barragens é tratada, e que vai posteriormente chegar a casa de todos. Ao abrir a torneira está a receber água tratada, segura, certificada e de excelente qualidade. Tudo isto é possível com o trabalho diário dos profissionais que trabalham de forma meticulosa e extremamente exigente nestas instalações. Pode visitar no dia 21 pelas 15h00 a ETA de Tavira.

– A Águas do Algarve adianta ainda que as ETAR´s tratam as águas residuais de origem doméstica e/ou industrial, comumente chamadas de esgotos, para, depois, serem escoadas para o meio ambiente recetor (para o mar ou rio, ou para reutilização em rega de espaços verdes, hortas, …). Os sistemas de saneamento são monitorizados nas suas diversas vertentes, desde a qualidade das águas residuais afluentes ao Sistema Multimunicipal de Saneamento do Algarve, passando pela monitorização das condições de funcionamento dos equipamentos, até ao controlo processual nas ETAR, onde se inclui a monitorização e o controlo de qualidade nas diversas etapas de tratamento até à descarga final e respetivo meio recetor. No dia 19 de março poderá visitar a ETAR da Companheira (em Portimão), dia 20 da ETAR de Almargem (localizada em Cabanas de Tavira) e dia 21 da ETAR de Albufeira Poente (localizada na Guia). O horário das visitas é ás 10h30 ou 14h30.

Marque já na sua agenda: dias 19, 20 e 21 de Março – Dias abertos da Águas do Algarve.