Águas do Algarve organiza I Encontro Nacional “Desafios da Água”

Águas do Algarve organiza I Encontro Nacional “Desafios da Água”

Categoria Águas, Ambiente

A Águas do Algarve está a organizar o seu I Encontro Nacional “Desafios da Água”, que terá lugar no Palácio de Congressos da Herdade dos Salgados, em Albufeira, nos dias 1 e 2 de março de 2018. Trata-se de um evento relativo à temática da Água, mais concretamente sobre o seu Ciclo Urbano e os grandes desafios que o setor irá enfrentar nos próximos anos.

Não será apenas mais um Encontro, mas sim um projeto diferenciador baseado em experimentação e partilha de experiências. Pretende-se, com esta iniciativa divulgar e promover o debate e a partilha de informação, sobre um tema sempre atual e cada vez mais determinante – a gestão eficiente e ambientalmente sustentável dos recursos hídricos e ecossistemas a eles associados.

Teresa Fernandes

A empresa está consciente de que o sucesso de uma iniciativa desta relevância depende fortemente do envolvimento, empenho e participação de todos os profissionais e entidades do setor, nas mais diversas áreas, permitindo uma abordagem integrada, em torno desta importante temática, conforme sublinha Teresa Fernandes, responsável pela Comunicação e Educação Ambiental da Águas do Algarve.

O programa do Encontro inclui uma diversidade de abordagens à temática do Ciclo Urbano da Água e seus Desafios, nomeadamente:
i. Uma exposição permanente com a presença de Empresas do setor, empresas fornecedoras de equipamentos e produtos, Projetos da Águas do Algarve S.A, e entidades parceiras, entre outros;
ii. Oficinas técnicas que englobarão diversas atividades relacionadas com a gestão, controlo e utilização da água;
iii. Sessões técnicas, darão lugar à apresentação de comunicações sob os temas gestão de recursos hídricos, a relação entre a água e energia, investigação e inovação no sector, bem como a Comunicação e Educação ambiental;
iv. Mesas redondas com a presença de Oradores convidados, onde se pretende promover o debate em matérias pertinentes sobre a, a segurança da água, acesso à água potável, reutilização, e alterações climáticas;
v. Apresentação dos Projetos Escolares que foram desenvolvidos no âmbito de um Concurso Temático desenvolvido especificamente para este Encontro.

Este Encontro tem uma forte vertente ligada à Educação Ambiental e à Sustentabilidade futura dos nossos recursos naturais. Todas as escolas da região Algarvia, desde o 1º Ciclo ao 12º ano, estão a colaborar com a Águas de Portugal numa destas fases, cujos resultados serão apresentados nestes dias.

Outra diferença, entre muitas, será o facto de toda e qualquer participação no Encontro, quer se trate de Congressista ou Expositor, não ter quaisquer custos financeiros associados, sendo um fator de motivação para uma maior participação e maior qualidade dos mesmos.

Através do site www.desafiosdaagua.com podem ainda ser encontradas um conjunto de informações mais detalhadas e em permanente atualização.

Este artigo foi publicado na edição 76 da Ambiente Magazine.