Águas do Algarve recorre à música para sensibilizar um consumo consciente da água

Num mundo em constante transformação, a consciencialização sobre a conservação dos recursos naturais nunca foi tão importante. Entre todos os recursos valiosos, a água desempenha um papel central na nossa sobrevivência e bem-estar. Nesse contexto, a Águas do Algarve procura sensibilizar a população para a importância da poupança de água, apelando a uma responsabilidade coletiva que pode ser abordada de diversas formas, incluindo uma ferramenta surpreendentemente poderosa: a música.

Como é do conhecimento geral, a fraca pluviosidade que se fez sentir no Algarve durante o ano hidrológico 2022  e 2023, e um aumento generalizado da temperatura média do ar, motiva a que os atuais níveis das barragens da região, sejam inferiores aos desejados para esta altura do ano.

É com preocupação e elevada responsabilidade que a Águas do Algarve dirige-se a todos num em que a região enfrenta uma escassez hídrica. Como entidade comprometida com a consciencialização e o bem-estar de todos, Águas do Algarve procura reforçar os esforços para enfrentar este desafio cada vez mais crescente.

No entender da empresa, a atual situação de escassez hídrica requer ações coordenadas e um compromisso coletivo para preservar e proteger os nossos recursos, de forma a que se possa continuar a ter água em qualidade e quantidade nas torneiras. Neste contexto, e inserida na Campanha de Sensibilização “Água é Vida”, a empresa anuncia lança abordagem inovadora: “a sinfonia da sensibilização, onde a música desempenha um papel crucial”.

“Acreditamos que a música tem o poder de transcender as barreiras da linguagem e das diferenças, tocando os corações e mentes de todos, transcendendo gerações e influenciar atitudes a longo prazo”, refere a Águas do Algarve, num nota, acrescentando que, “atarvés de uma panóplia diversificada de ações já inclusas na campanha Água é Vida, procuramos não apenas elevar o conhecimento, mas também educar e consciencializar sobre a importância do uso responsável da água”.

Unindo forças com músicos talentosos da região, o Grupo “ENTRE ASPAS” a Águas do Algarve está comprometida em criar uma experiência enriquecedora que ressoe em todos os segmentos e faixas etárias da sociedade.

Neste período desafiador, é crucial lembrar que a mudança começa com cada um de nós. Ao abraçar a música como uma ferramenta poderosa na sensibilização, a empresa acredita que pode inspirar ações positivas que resultem em usos mais prudentes e sustentáveis da água.

Como?

A música transcende barreiras culturais e linguísticas, tocando corações e mentes de uma forma única. Ao empregar a música como um veículo para a sensibilização da poupança de água, conseguimos alcançar um público mais amplo e envolvê-lo emocionalmente na causa. Foi por isso criada e desenvolvida esta música, com uma letra impactante que transmite mensagens claras sobre a escassez de água e a necessidade de serem adotadas práticas mais conscientes nas nossas ações diárias.

Tendo em conta estes objetivos, a música conta com Voz de Viviane, guitarras de Tó Viegas, baixo Nuno Filhó, teclados Filipe Valetim, e bateria de Rui Freire, do grupo ENTRE ASPAS.

A Águas do Algarve relembra que a sensibilização através da música é apenas uma vertente agregada da estratégia de Sensibilização da empresa, em toda a região algarvia: “Ao unir a magia da música com uma compreensão mais profunda da importância da água nas nossas vidas, podemos criar uma sinfonia de mudança que reverbere por gerações, preservando este recurso vital para o futuro”.