Águas do Alto Minho investe na remodelação de redes de abastecimento de água em Viana do Castelo

Águas do Alto Minho investe na remodelação de redes de abastecimento de água em Viana do Castelo

Categoria Águas, Ambiente

A Águas do Alto Minho tem em curso a empreitada de remodelação de redes de abastecimento de água com vista à melhoria da eficiência hídrica no município de Viana do Castelo.

O investimento, de mais e um milhão de euros, prevê a renovação das redes de abastecimento que servem as freguesias de Areosa, Barroselas, Cardielos, Serreleis, Darque, Mujães, Meadela, Monserrate, Chafé, Vila Nova de Anha, Vila de Punhe, Santa Marta de Portuzelo, Santa Maria Maior, Mazarefes e Vila Fria, em resultado da realização de um diagnóstico às redes de abastecimento de água através dos Planos de Gestão de Perdas dos Municípios, identificando as condutas onde ocorrem roturas com maior frequência.

O contrato para a Empreitada de Execução para a Remodelação de Redes de Abastecimento de Água previstas no âmbito das candidaturas aprovadas do Aviso POSEUR – 12-2018-18 | Eficiência Hídrica foi assinado com a empresa Boaventura & Boaventura, Lda. e tem um prazo de execução de 240 dias, com início em agosto de 2020.

A AdAM vai concretizar, nos próximos três anos, investimentos na ordem dos 33,3 milhões de euros, com cofinanciamento comunitário através do POSEUR – Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso dos Recursos. Destes, 19,6 milhões de euros serão destinados à expansão das redes de abastecimento e de saneamento, aumentando a cobertura dos serviços, e 13,7 milhões de euros serão dedicados à renovação das redes de abastecimento de água e à promoção da eficiência hídrica, com instalação de sistemas de monitorização e controlo para diminuição das perdas de água.