Águas do Norte reformula ETAR de Mesão Frio

Águas do Norte reformula ETAR de Mesão Frio

Categoria Águas, Ambiente, Resíduos

A Águas do Norte (AdNorte) tem neste momento em curso uma empreitada que consiste na execução da etapa de remoção de nutrientes na ETAR de Mesão Frio, que permitirá melhorar a qualidade das águas superficiais e consequentemente o ambiente. Esta empreitada de remodelação da ETAR de Mesão Frio, que irá terminar no final do mês de março, tem com o objetivo primordial melhorar a qualidade do efluente a descarregar no meio recetor, ou seja a linha de água efluente do rio Douro, através da remoção de nutrientes, como o fósforo e o azoto.

Desta forma, dar-se-á cumprimento à Diretiva relativa ao tratamento de Águas Residuais Urbanas (Diretiva 91/271/CEE, de 21-05-199), que tem como objetivo final a proteção do ambiente em geral e das águas superficiais em particular.

A AdNorte prevê que este investimento, no valor de 252 mil euros, irá melhorar consideravelmente o Sistema de Saneamento de Águas Residuais de Mesão Frio, que serve um equivalente populacional de 1.870 habitantes naquele concelho.

O referido investimento é cofinanciado pelo Fundo de Coesão, no âmbito do Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (PO SEUR).