Águas do Norte vence Prémio KAIZEN, na categoria de “Excelência na Inovação”

Águas do Norte vence Prémio KAIZEN, na categoria de “Excelência na Inovação”

Categoria Águas, Ambiente

Numa cerimónia promovida pelo Kaizen Institute, a Águas do Norte, empresa concessionaria do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal, em “alta”, e também, em simultâneo, a entidade gestora do sistema de águas da Região do Noroeste, em “baixa”, foi distinguida com o Prémio Kaizen na categoria “Excelência na Inovação”, que distingue as organizações que sejam exemplo de boas práticas na melhoria contínua para a inovação, excelência, crescimento e rentabilidade.

O Prémio KAIZEN™ reconhece o esforço das empresas que adotaram uma cultura de melhoria contínua nos seus modelos de negócio, tendo a sua 11ª Edição sido realizada no passado dia 28 de abril de 2022, em formato on-line. É composto por 6 categorias e tem como objetivo destacar organizações que sejam exemplo de benchmark de boas práticas de melhoria contínua. A respetiva comissão de avaliação das candidaturas é composta por elementos do Kaizen Institute e das seguintes entidades parceiras: Associação Portuguesa de Gestão e Engenharia Industrial, Associação Portuguesa para a Qualidade, Católica Porto Business School, NOS e CEIIA.

A categoria “Excelência na Inovação”, cujo prémio foi atribuído à Águas do Norte, procura destacar os projetos de sucesso de inovação, que produzam resultados de eficiência, flexibilidade, qualidade e nível de serviço, os quais são naturalmente impulsionadores de crescimento e valor para as respetivas organizações.

A Águas do Norte apresentou a sua plataforma CAN – Gestão Centralizada de Alarmes e Notificações, a qual tem permitido uniformizar, consolidar e agilizar todos os alertas dos sistemas industriais que integram o sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal. Esta plataforma inteligente, para além de permitir a melhoraria da resposta das operações, tirando partido da Inteligência Artificial (IA) e
Machine Learning (ML) como instrumento para garantir uma otimização de respostas às operações, possibilita também a antecipação de cenários de risco e o apoio aos decisores numa resposta preditiva.

Esta plataforma analítica para a gestão inteligente de redes de abastecimento de água e de saneamento, tem sido desenvolvida no âmbito de uma candidatura apresentada pela Águas do Norte ao COMPETE2020, a qual visa apoiar a Transformação Digital da Administração Pública e promover a adoção de técnicas avançadas de inteligência artificial e ciência dos dados, valorizando o grande volume de dados que é recolhida e gerado através da realização de soluções experimentais e inovadoras que se distinguem das soluções convencionais.