Águas do Ribatejo apoia 5 mil famílias com tarifário social em 2016

Águas do Ribatejo apoia 5 mil famílias com tarifário social em 2016

Categoria Águas, Ambiente

São quase 5000 as famílias que beneficiam dos tarifários sociais com descontos significativos na fatura emitida pela Águas do Ribatejo.

A empresa municipal tem tido critérios para facilitar o acesso aos tarifários dirigidos a famílias com rendimentos mais reduzidos ou com mais de quatro pessoas no agregado familiar. Em 2017, a administração da AR prevê o alargamento dos tarifários sociais a centenas de novos beneficiários.

Os critérios para atribuição contemplam todos os agregados familiares com rendimentos per capita inferiores ao Salário Mínimo Nacional que em 2017 será de 557 euros.

Na prática uma família com quatro pessoas no agregado familiar terá direito se o somatório de todos os rendimentos não ultrapassar os 2228 euros. Se a família tiver apenas duas pessoas e o somatório dos rendimentos for inferior a 1114 euros também terá direito e o mesmo acontece a quem vive sozinho e tem um rendimento inferior a 557 euros.

Para requerer os tarifários sociais basta dirigir-se a uma das oito unidades de atendimento da AR e solicitar o formulário que pode também ser obtido no Balcão Eletrónico no site www.aguasdoribatejo.com. Depois terá de juntar a declaração de IRS (ou outra prova de rendimentos para quem está dispensado de preencher a declaração de IRS) e um impresso próprio autenticado pela Junta de Freguesia para confirmação da composição do agregado familiar.

O processo não tem custos para o cliente e a decisão será comunicada até 30 dias após a solicitação se o processo estiver bem instruído.

O tarifário social e o tarifário para famílias numerosas integram a política de responsabilidade social da Águas do Ribatejo, refletida num dos tarifários mais económicos da região.