Águas do Ribatejo integra projeto “Os próximos 30 anos: sobre o futuro dos serviços de águas”

Águas do Ribatejo integra projeto “Os próximos 30 anos: sobre o futuro dos serviços de águas”

Categoria Águas, Ambiente

A Águas do Ribatejo integra a equipa coordenadora do projeto que visa antever o Futuro dos Serviços de Águas em Portugal numa perspetiva a 30 anos. O convite para integrar o grupo de trabalho surgiu por parte da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA), que congrega a maioria das entidades gestoras em Portugal. O presidente da Águas do Ribatejo, Francisco Oliveira, é Secretário do Conselho Fiscal da APDA e o Diretor Administrativo e Financeiro, Miguel Carrinho, foi o quadro indicado para a comissão executiva do projeto.
A primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do evento realizou-se no dia 23 de fevereiro de 2016, na Sala Plenário da Secretaria-Geral do Ministério do Ambiente, em Lisboa. Está aberto o processo de recolha, seleção e tratamento de dados e informação para a elaboração do documento que será alvo de um debate alargado.
A apresentação da versão para discussão pública terá lugar em cerimónia a realizar em janeiro de 2018, integrada nas comemorações dos 30 anos da APDA a celebrar durante todo o ano de 2018. O primeiro semestre será o período de discussão pública de modo a que a versão final esteja concluída no final desse ano.
O objeto de estudo serão os serviços de águas e não os recursos hídricos, tendo sido já definido o foco do projeto: “Como Irão os Serviços de Águas Cumprir a sua Missão em 2050?”. O envolvimento da Águas do Ribatejo neste projeto inovador insere-se nas políticas de inovação e de responsabilidade social e ambiental da empresa municipal.

 

Legenda da Foto: Mario Pereira, CM Alpiarça; Francisco Oliveira, Presidente da Águas do Ribatejo; Moura de Campos, diretor geral da Águas do Ribatejo; José Sardinha, Presidente da EPAL.