Águas do Ribatejo investe meio milhão de euros em rede de saneamento e renovação de condutas de abastecimento em Marinhais

Águas do Ribatejo investe meio milhão de euros em rede de saneamento e renovação de condutas de abastecimento em Marinhais

Categoria Advisor, Empresas

A Águas do Ribatejo está a preparar a ampliação de rede de saneamento doméstico e a substituição da rede de abastecimento de água na zona este de Marinhais. A intervenção custa “meio milhão de euros e deve ficar concluída até ao final do ano”, refere a empresa.

A empreitada da AR contempla a colocação de saneamento doméstico numa extensão de 1,5 km nos seguintes arruamentos:  Rua da Lagoa, Rua 17 de Novembro, Rua da Estação e Rua Sebastião Lopes Neves.

De acordo com a AR, será construída uma “estação elevatória para encaminhar o “esgoto” que não segue por via gravítica”. Com esta intervenção serão “eliminadas as fossas sépticas existentes após a ligação à rede de saneamento dos moradores, comércio e serviços”, destaca a empresa.

Em simultâneo com esta obra será construída uma “rede de 2 km de abastecimento com novas condutas, nós e ramais para substituir a existente que se apresenta no final da sua vida útil”, lê-se no mesmo comunicado.

Segundo a AR, a tubagem em fibrocimento será substituída por Tubo de Polietileno de Alta Densidade (PEAD) cumprindo os critérios e objetivos impostos pela entidade reguladora (ERSAR) ao nível de necessidades de remodelação contínua das redes de abastecimento, bem como os definidos no Plano de Gestão de Perdas de Água da AR.

A empreitada insere-se no plano em curso nos sete municípios onde a AR gere os sistemas de abastecimento e saneamento com o objetivo de reduzir as perdas de água e aumentar a cobertura do saneamento com um processo eficiente de tratamento de águas residuais domésticas.