Águas do Ribatejo oferece água de rede nos espaços públicos e eventos

Águas do Ribatejo oferece água de rede nos espaços públicos e eventos

Milhares de pessoas beberam água da torneira nos espaços públicos dos sete municípios que integram a Águas do Ribatejo (AR) durante os primeiros seis meses da campanha de promoção da água da rede pública.

Com o lema “Mais saudável, mais económica e mais amiga do ambiente”, a empresa municipal instalou mais de meia centena de fontes nas suas unidades de atendimento e nos edifícios das câmaras, centros de saúde, bibliotecas, centros culturais, quartéis de bombeiros e outros espaços do domínio das câmaras que integram a AR. As feiras e festas da região também ofereceram água da rede aos milhares de visitantes. Nos dias de maior calor chegaram a ser oferecidos mais de mil litros de água fresca aos visitantes através das fontes instaladas nos certames.

A campanha para a promoção do consumo da água da torneira arrancou a 22 de março, Dias Mundial da Água e foi pioneira no país. A iniciativa tem o apoio da Quercus, DECO, APDA, Municípios e da Direção Geral de Saúde.
“Tendo a região uma água de excelente qualidade e sistemas de abastecimento seguros, faz todo o sentido que as pessoas se habituem a beber a água da torneira. Esta campanha está a ter uma excelente adesão e acreditamos que através das crianças e jovens das escolas iremos sensibilizar as famílias para as vantagens destes bons hábitos”, refere Francisco Oliveira, Presidente do Conselho de Administração da AR e Presidente da Câmara Municipal de Coruche.

Os municípios que integram a AR ofereceram uma garrafa personalizada a todos os alunos das escolas do 1º ciclo no Dia Mundial da Criança com o objetivo de estimular o hábito de levar a garrafa de água para a escola e para as atividades desportivas, culturais e lúdicas.

Francisco Oliveira garantiu ainda que “ a água da rede é mais completa para a saúde, porque tem uma composição equilibrada de elementos que fazem falta ao organismo; é a mais económica (1000 litros custam menos que uma garrafa de 0,5 l) e é mais amiga do ambiente porque poupa a produção das embalagens e a recolha, seleção e tratamento dos resíduos”.

A AR colocou mais de meia centena de fontes na primeira fase da campanha, prevendo o alargamento a outras entidades públicas e privadas. “Estas fontes têm um custo de menos de metade dos sistemas utilizados atualmente, mas mais importante que a poupança financeira são as vantagens para a saúde e para o ambiente. Somos uma empresa com responsabilidade social e ambiental”, refere Francisco Oliveira.

A campanha visa também vincar a confiança na água que serve 150 mil consumidores integrados nos sistemas geridos pela AR numa área de mais de 3240 km2 e onde foi realizado um investimento de 40 milhões de euros na construção e requalificação de equipamentos e infraestruturas para melhorar a qualidade dos sistemas de abastecimento de água.

As fontes de água estão personalizadas com os logótipos da AR do Município anfitrião e dos parceiros da campanha (Quercus, DECO, APDA e Direção Geral de Saúde) e com frases incentivadoras do consumo da água como “Água de Confiança, com Toda a Segurança” ou “Água vinda do Cano, é boa todo o Ano”.

As ideias da campanha resultam de sugestões recolhidas nas escolas dos sete municípios durante ações de sensibilização sobre o Ciclo da Água e a “Importância da Água como bem precioso, mas finito”. As iniciativas dinamizadas pela QUERCUS e DECO, em parceria com a AR, contaram com o envolvimento de mais de 3000 alunos.