Águas do Ribatejo promove sustentabilidade ambiental

Águas do Ribatejo promove sustentabilidade ambiental

“Almeirim Terra Sustentável” é o mote dos alunos de ciências do 5º ano do Agrupamento de Escolas de Almeirim para o estudo da sustentabilidade ambiental. A Águas do Ribatejo (AR) esteve hoje na Escola Febo Moniz, em Almeirim para explicar como se produz a água que chega à escola e às casas dos alunos e como se tratam os “esgotos” para devolver a água aos rios.

Divididos em grupos de trabalho os alunos propuseram diversos temas alusivo ao Ciclo Urbano da Água desde a captação, a distribuição, o controlo de qualidade, a fatura da água e o valor de “um bem que é precioso mais finito”.

Inês Matos, diretora do Departamento de Produção e Tratamento da Água na AR explicou o percurso da água desde a captação a 200 metros de profundidade, o tratamento na ETA da Central de Águas de Almeirim, o armazenamento nos reservatórios e a distribuição em condutas com centenas de quilómetros até à torneira do consumidor.

Com recurso a um filme animado, os alunos perceberam o valor da água e a necessidade de a preservar para que nunca lhes falte na torneira.

“Uma vez ficámos sem água muito tempo e não podemos tomar banho. Estávamos todos sujos porque tínhamos estado na brincadeira com balões de tinta. Foi muito mau”, recorda um dos alunos que quis saber a razão da suspensão do abastecimento.

Neste caso foi uma avaria com rebentamento de conduta. Inês Matos explicou que com os investimentos realizados em infraestruturas e equipamentos por parte da AR, as interrupções no abastecimento são cada vez menos frequentes e em zonas mais pequenas porque as redes foram secionadas e foram criadas alternativas.

A AR dispõe de reservas nos sistemas de abastecimento de Almeirim que está equipado com telegestão, o que permite agir de imediato com um alerta em caso de avaria ou rotura evitando a falta de água na casa dos consumidores.

Até ao final de março, a AR abre as instalações: Estações de Tratamento de Água (ETA) e Estações de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) a visitas de escolas, Universidades Seniores, investigadores e público em geral com marcação prévia dos interessados.

Numa parceria com a DECO, a AR promove a campanha “A Água é de todos não ao seu desperdício” com um conjunto de eventos de sensibilização onde apela ao consumo da água da rede por ser mais saudável, mais amiga do ambiente e mais económica.

A empresa estimula também as escolas da região a tratarem o tema da água junto dos alunos do pré-escolar, 1º e 2º ciclos e vai premiar os trabalhos mais originais. Serão lançadas várias campanhas de promoção da qualidade e segurança da água da rede nas rádios locais e nas redes sociais.

A AR marca presença em vários eventos culturais, sociais e desportivos na região sempre com o objetivo de dar a conhecer as vantagens do consumo da água da rede pública e de apelar ao consumo responsável de um bem precioso.

A AR destaca ainda a promoção de dois seminários nas Escolas Profissionais de Salvaterra de Magos e de Coruche e a presença na Semana Verde de Coruche.