Águas do Vale do Tejo anuncia investimento de 700 mil euros para conservação e remodelação das Barragens de Corgas e Penha Garcia

A Águas do Vale do Tejo anuncia que, no decorrer da presente semana, foi iniciada a empreitada “Conservação e Operacionalidade de Barragens – 1.ª fase – Barragens de Corgas e Penha Garcia”, localizadas nos concelhos de Proença-a-Nova e Idanha-a-Nova, respetivamente. De acordo com a empresa, a obra representa um “investimento de cerca de 700 mil euros, com um prazo de execução de 210 dias”, tendo sido adjudicada à empresa Sá Machado, SA.

Com vista à adequação das Barragens de Corgas e de Penha Garcia ao Regulamento de Segurança de Barragens, e considerando as classificações respetivas aprovadas pela Agência Portuguesa do Ambiente, I.P. – APA, o presente investimento visa “reestruturar os sistemas operacionais hidráulicos” e “remodelar ou substituir os equipamentos e instrumentação de controlo”. Segundo a Águas do Vale do Tejo, permitirá ainda a “adequação e melhoria dos acessos das barragens interiores (galerias) e exteriores”, bem como outros ao nível da “segurança operacional coletiva”.

Atendendo ao contexto de pandemia, a empresa refere que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança, tendo por base as medidas previstas no Plano de Contingência da empresa e nas diretrizes vigentes a nível nacional.