Águas do Vale do Tejo investe 2,3 milhões de euros em sistema de abastecimento de água de Penamacor

A Águas do Vale do Tejo informa em comunicado que, no decorrer desta semana, será consignada a empreitada de Reabilitação do Sistema de Abastecimento de Água a Penamacor.

De acordo com a empresa, esta obra representa um investimento de cerca de 2,3 milhões de euros, com um prazo de execução de 730 dias, e foi adjudicada ao consórcio António Saraiva e Filhos, Lda. O presente investimento irá traduzir-se na “construção de uma conduta de abastecimento de água com uma extensão com cerca de 20 quilómetros”, e terá um “importante papel na fiabilidade e resiliência do subsistema da Meimoa que abastece o município de Penamacor”, acrescenta a empresa.

Esta intervenção permitirá aumentar a fiabilidade e minimizar significativamente a redução de perdas de água no subsistema da Meimoa. Segundo a Águas Vale do Tejo, a infraestrutura projetada apresenta ainda, como mais-valias, uma “maior fiabilidade devido à mudança de material da conduta (de plástico reforçado com fibra de vidro para ferro fundido dúctil ), à classe de pressões (de PN10 para PN40) e à redução dos custos de energia, uma vez que o abastecimento será totalmente gravítico”, contribuindo para os objetivos do projeto ZERO do Grupo Águas de Portugal, que tornará as suas empresas energeticamente autossustentáveis.

Atendendo ao contexto de pandemia, a empresa refere que a obra irá decorrer de acordo com as medidas de prevenção, proteção e segurança, tendo por base as medidas previstas no Plano de contingência da EPAL e nas diretrizes vigentes a nível nacional.