Águas do Vale do Tejo investe 600 mil euros em Sousel

Águas do Vale do Tejo investe 600 mil euros em Sousel

Categoria Águas, Ambiente

A Águas do Vale do Tejo vai investir cerca de 600 mil euros no reforço do sistema de abastecimento de água de Sousel. A empresa está a concluir o projeto da nova conduta adutora entre as povoações de Cano e Casa Branca, com ligação ao reservatório de Casa Branca, com cerca de 3,8 km, bem como sistemas complementares de controlo e manutenção da qualidade da água, automação e telegestão.

O investimento, agora anunciado, vem no seguimento da outorga do Acordo de Regularização de Dívida, no âmbito do Dec. Lei nº5/2019 de 4 de janeiro, que concedeu ao município uma redução de 30% de juros e de um plano de pagamentos a 25 anos, bem como da assinatura do contrato firmado entre a Câmara Municipal de Sousel e a Águas do Vale do Tejo, permitindo que esta empresa possa investir naquele território, numa área tão importante para as populações como o abastecimento público o qual passará também a receber água proveniente do sistema da Póvoa/Meadas, constituindo um importante reforço, nomeadamente em termos de aumento da resiliência face a alterações climáticas, em virtude de ficar ligado a duas origens distintas, superficiais e subterrâneas.

* Imagem: A conduta adutora entre o Cano e a Casa Branca, no concelho de Sousel, fará parte do sistema de abastecimento de água da Póvoa, cuja origem é a Estação de Tratamento de Água de Póvoa e Meadas.