Águas do Vale do Tejo lança campanha de sensibilização no Dia Mundial do Saneamento

Águas do Vale do Tejo lança campanha de sensibilização no Dia Mundial do Saneamento

Categoria Advisor, Agenda, Águas, Ambiente

Para assinalar o Dia Mundial do Saneamento, que se comemora esta sexta-feira, 19 de novembro, a Águas do Vale do Tejo (AdVT), lança uma campanha de sensibilização e educação ambiental para promover a mudança de comportamentos. A empresa pretende que esta campanha – projeto-piloto – a implementar em parceria com os Municípios de Portalegre, Borba, Fornos de Algodres e Proença-a-Nova, seja, futuramente, alargada aos restantes 66 Municípios servidos pela AdVT através de uma candidatura ao Fundo Ambiental em 2022.

Segundo a AdVT, aquilo que está previsto, no âmbito da campanha -“Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” – é o estabelecimento de um “Compromisso de boas práticas” a adotar e a cumprir no cuidado com o Ambiente, que todos serão convidados a assumir e a publicitar, gerando um efeito envolvente e multiplicador na busca de uma Cidadania Ambiental Participativa, em que cada um, indivíduo ou coletivo, adota as boas práticas e, complementarmente, as defende e difunde, contribuindo assim para a construção de comunidades sustentáveis e um maior cuidado com a saúde dos seus habitantes.

Fornecendo informação simples e conselhos práticos sobre o que não deve ir para o cano, e reforçando a sensibilização face aos problemas causados pela colocação indevida de resíduos no esgoto, nomeadamente os entupimentos da rede e a dificuldade dos próprios processos de tratamento das águas residuais, a campanha apela à vertente informativa e educacional e ao envolvimento dos Municípios e Juntas de Freguesia como parceiros centrais para divulgar a mensagem à Comunidade.

A divulgação deste Compromisso comum será feita através dos meios e das redes próprias quer dos municípios, quer da AdVT. Para tal, foram desenvolvidos vários suportes de comunicação, como folhetos informativos, cartazes e flyers que deverão acompanhar as contas da água e saneamento. A difusão da mensagem será feita também através de um spot de rádio e de anúncios de imprensa nos meios locais e regionais, além da publicação de vários posts nas redes digitais quer da AdVT/EPAL quer dos municípios aderentes. Os municípios irão usar os seus meios de divulgação próprios e nesse sentido foram ainda desenvolvidos outdoors e um mupi digital, explica a empresa.

O Canal HORECA é também um público fundamental desta campanha, dado que apresenta uma oportunidade dupla de sensibilização: aos trabalhadores e aos clientes. Neste sentido, “serão desenvolvidas parcerias com os players do setor, como as entidades oficias e as associações empresariais, para os envolver também neste Compromisso”, refere a AdVT.

A campanha abrange ainda a população escolar e estão pensadas várias ações para envolver este público tão importante, como ações de sensibilização e educação ambiental aos vários ciclos de ensino e o lançamento de um concurso escolar sobre o tema da campanha. “Iremos também realizar ações de sensibilização técnicas aos alunos dos cursos de hotelaria e turismo, futuros profissionais do canal HORECA”, declara a empresa.

Também, para envolver o público interno, quer da AdVT, quer dos Municípios, para os tornar embaixadores deste Compromisso, estão previstas várias ações de comunicação interna.

Nesta primeira fase, a campanha irá prolongar-se até ao Dia Mundial da Terra, com a divulgação dos vencedores do concurso escolar e a entrega de prémios.

A apresentação pública da Campanha “Não vá ao Engano! Lixo não é no Cano!” irá decorrer, esta sexta-feira, na Escola de Hotelaria e Turismo de Portalegre, pelas 11h00 e será transmitida em streaming aqui.