Águas Interior Norte é nova empresa para gerir oito municípios do Norte

Águas Interior Norte é nova empresa para gerir oito municípios do Norte

Categoria Águas, Ambiente

O ministro do Ambiente e Ação Climática, João Pedro Matos Fernandes, vai presidir à cerimónia de constituição da empresa “Águas Interior Norte”, na sexta-feira, 15 de novembro, às 11h30, nos Claustros do Ex-Governo Civil, em Vila Real.

A “Águas Interior Norte” vai assumir a gestão de abastecimento de água e drenagem de águas residuais em oito municípios do Norte (Vila Real, Santa Marta de Penaguião, Mesão Frio, Sabrosa, Murça, Torre de Moncorvo e Freixo de Espada à Cinta), servindo uma população de cerca de 105 mil habitantes.

A empresa intermunicipal submeteu ao Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos (POSEUR) candidaturas num investimento global de 17 milhões de euros, para intervenções nas redes de saneamento e reabilitação de Estações de Tratamento de Águas Residuais, que visam a despoluição de massas de água.

Foi também submetida ao POSEUR uma candidatura, no valor de investimento de 14 milhões de euros, para controlo e redução de perdas nos sistemas de distribuição e adução de água, nos concelhos abrangidos pela empresa.