Águas Públicas do Alentejo lança concurso pública para construção de ETAR em Montemor-o-Novo

A AgdA – Águas Públicas do Alentejo lançou um concurso público para a Empreitada de Conceção-Construção da ETAR, dimensionada para 1450 habitantes equivalentes, e Execução do Sistema Intercetor de Santiago do Escoural, no concelho de Montemor-o-Novo.

O concurso, publicado em Diário da República, define o preço base do procedimento em 2.296.100 euros e o prazo de execução do contrato em 730 dias.

A ETAR a concurso será constituída por uma decantação primária em tanque Imhoff e um tratamento biológico por lagoas de macrófitas, com o objetivo de garantir o tratamento adequado dos efluentes, de acordo com os padrões ambientais em vigor.

Para o sistema intercetor, e atendendo às características topográficas da área de intervenção, a solução de drenagem passa pela construção de um sistema elevatório inicial e a implantação de uma solução de drenagem gravítica, onde será implantado um coletor até ao limite do terreno da futura ETAR.

Este investimento tem como objetivo melhorar as infraestruturas de tratamento de águas residuais de Santiago do Escoural, visando contribuir para a preservação do meio ambiente, proporcionar uma gestão mais eficiente dos recursos hídricos e promover a qualidade de vida das comunidades locais.